João Pessoa, 04 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
grande recife

Morre jovem mordido por tubarão na Praia de Piedade

Comentários: 0
publicado em 04/06/2018 às 09h28
atualizado em 04/06/2018 às 06h45

Morreu na madrugada desta segunda-feira (4) o jovem de 18 anos que foi mordido por um tubarão na tarde de domingo (3), no mar da Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros, o ataque a José Ernestor Ferreira da Silva ocorreu às 16h36, na mesma localidade em que um homem de 34 anos foi atacado por um tubarão, em abril.

José Ernestor Ferreira da Silva chegou a passar por cirurgia, amputou a perna esquerda e parte da genitália, para estancar uma hemorragia, mas não resistiu por conta da gravidade dos ferimentos.

“Ele teve o fêmur e parte do pênis amputados com a mordida”, informou o médico Wagner Monteiro, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável pelo atendimento da vítima.

O jovem também teve duas paradas cardíacas. Uma delas ocorreu no Hospital da Aeronáutica, também em Piedade, para onde foi levado a princípio. A outra foi registrada a caminho do HR, no Derby, na área central do Recife, onde ele está internado.

José Ernestor deu entrada no HR às 17h53 e seguiu diretamente para o bloco cirúrgico da unidade de saúde. “Ele perdeu muito sangue e está em estado grave”, declarou Monteiro, ao chegar ao hospital.

De acordo com a assessoria de comunicação do HR, o jovem passou por uma cirurgia na noite deste domingo (3). O procedimento foi feito por uma equipe composta por cirurgiões gerais, vasculares e ortopedistas.

A cirurgia durou pouco mais de três horas. Depois, a vítima seguiu para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por volta das 22h, o HR informou que o estado de saúde era muito grave, pois foi necessário amputar a perna para estancar o sangramento.

Um boletim sobre o estado de saúde do paciente deve ser divulgado no início da manhã da segunda (4). ‘Ele estava em uma área funda’, diz bombeiro

Segundo os Bombeiros, o rapaz estava na água com alguns amigos quando um salva-vidas chamou sua atenção e pediu para que ele saísse do mar, mas ele foi mordido na perna esquerda.

“Ele estava em uma área funda, sinalizada por placas [de alerta para ataques de tubarão]. No exato momento em que os salva-vidas pediram para que ele se aproximasse da praia, ele foi mordido”, contou o soldado Rodrigo Matias, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros.

Após o incidente deste domingo (3), o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) iniciou as investigações para avaliar o caso.

“Temos equipes no Hospital da Restauração e na Praia de Piedade conversando com as pessoas que estavam presentes na hora em que o jovem foi mordido. A ideia é coletar o máximo possível de informações”, afirma o coronel Leodilson Bastos, presidente do órgão.

Depois da apuração, o Cemit deve se reunir para avaliar se há dados suficientes para incluir esse caso nas estatísticas contabilizadas desde 1992. Desde abril, o órgão soma 64 incidentes com tubarão em Pernambuco. “Nessa reunião, há a proposta de gerar políticas públicas que possam mitigar incidentes com tubarão no futuro”, diz Bastos.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas