João Pessoa, 02 de abril de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
"Ô, coitado!"

Gorete Milagres comemora 24 anos da personagem Filó

Comentários: 0
publicado em 02/04/2018 às 10h06

Vinte e quatro anos depois de criar a personagem Filomena, que ficou famosa pelo bordão “Ô, coitado!”, Gorete Milagres agora vê a filha Alice seguir os mesmos passos na carreira de atriz. A jovem de 22 anos faz sua estreia em novelas como a Maria Alice de “Malhação”.

– Estou babando muito. Procuro ver sempre, mas, quando não dá, assisto pelo Globo Play. Alice é atriz desde pequena. Sempre soube que ela tinha o dom e que esse seria seu caminho. Ela fez várias peças e todo mundo me dizia que era boa atriz. Eu rodei o Brasil inteiro com os espetáculos da Filomena e levava minha filha comigo. Ela tinha 3 aninhos na época. Subia ao palco para ajudar e decorava o texto da personagem. Quando viajava para Salvador, voltava com o sotaque da Bahia. Se ia para o Sul, acontecia a mesma coisa.

A desenvoltura de Alice acabou chamando a atenção de diretores do SBT, onde Gorete estrelou o programa “Ô, coitado”, ao lado de Moacyr Franco, de 1999 a 2002. Na emissora, a atriz também participou durante anos do humorístico “A praça é nossa”:

– Quando eu trabalhava no SBT, cogitaram um teste para ‘Chiquititas’, mas Alice era muito nova. Eu achava que era o momento de estudar. Tinha medo dessa vida de ator mirim. Se não dá certo, a pessoa se frustra. Queria que ela escolhesse o que fazer, não eu.

Mais tarde, Alice acabou optando pelo vestibular para a faculdade Arquitetura. Mudou-se para o Rio e passou a frequentar a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Porém, percebeu que estava no rumo errado e resolveu cursar Publicidade. Paralelamente, seguiu se dedicando ao teatro.

– Achei muito bonitinha a luta da Alice. Ela chegou aonde está sozinha, correu atrás do teste para ‘Malhação’. Eu vibro demais. Está sendo um bom começo. Alice é uma menina de ouro, que me enche de orgulho o tempo todo. É bastante responsável, focada, estudiosa, madura e pé no chão – elogia.

Gorete prepara um pocket show com os melhores momentos das peças de Filomena para comemorar os 24 anos da criação da personagem de sucesso. Ela também escreve um solo de humor, em que vai tratar de amor, sexo e família, entre outros temas.

– Filomena é meu ganha-pão até hoje. Faço comerciais de TV, espetáculos e eventos corporativos. É um orgulho saber que Filomena ainda vende por causa daquele tempo na TV. É minha carta na manga – conta ela, que já fez trabalhos de publicidade para redes de supermercados, loja de roupa e banco.

A atriz mantém um canal no YouTube em que posta vídeos antigos da Filó. Ela conta que a repercussão entre as crianças é grande:

– São filhos daqueles jovens que um dia curtiram a Filomena. Recebo centenas de e-mails por dia perguntando por que não volto para o SBT ou vou para a Globo. Fico feliz de ela ainda estar viva na memória das pessoas.

Gorete, por enquanto, não tem previsão para retornar à TV:

– Eu tinha medo de ficar estigmatizada como a atriz de um personagem só. Mas depois fiz o filme ‘Tapete vermelho’ (de 2006) e aquilo foi um divisor de águas na minha carreira. Fiquei cinco anos na Record e continuei no teatro. Hoje, me sinto privilegiada por poder escolher no que vou trabalhar. Se pintar uma novela ou uma série e eu gostar do texto, farei. Se chegar uma proposta para a Filomena na TV e eu concordar com o formato, volto feliz.

A atriz, que também é mãe de Maria, de 16 anos, brinca que prefere não falar sobre idade.

– Cada vez que faço aniversário, me sinto mais feliz, realizada e plena. A idade para mim não significa nada. E eu estou solteira. Se você colocar os anos aí, pode assustar os gatinhos – pede, às gargalhadas.

Gorete se separou há cinco anos do pai de sua segunda filha. Nesse período, teve outro relacionamento, que chegou ao fim dois anos atrás:

– Estou vivendo a melhor fase: livre e cuidando da vida e das minhas filhas.

Patrícia Kogut

Leia Também