João Pessoa, 11 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Pontos turísticos de JP

Centro Histórico e Lagoa são os mais visitados

Comentários: 0
publicado em 11/02/2018 às 13h37
atualizado em 11/02/2018 às 10h38
Centro Historico de João Pessoa (Foto: Olenildo Nascimento/CMJP)

Dois dos locais que receberam grandes investimentos na atual gestão do prefeito Luciano Cartaxo figuram entre os cinco pontos turísticos mais visitados de 2017 em João Pessoa: O Centro Histórico e o Parque da Lagoa Sólon de Lucena. Os dados foram divulgados na pesquisa anual do desempenho do turismo na Região Metropolitana de João Pessoa e colhidos pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba. A revitalização do Centro Histórico e a obra do Parque da Lagoa são marcas expressivas da atual gestão e que tem colaborado para o aumento do fluxo de turistas na cidade.

Desde que assumiu a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em 2013, o prefeito Luciano Cartaxo tem feito ações para a recuperação de toda a região central de João Pessoa, incluindo o Centro Histórico. Entre as obras entregues estão o Parque da Lagoa Solon de Lucena, Praça da Independência, Praça da Pedra, Praça João Pessoa, Praça 1817, Hotel Globo, Casa da Pólvora e Galeria Augusto dos Anjos. Neste segundo semestre, duas grandes obras na área do Centro Histórico estão em andamento: a Villa Sanhauá e o Novo Conventinho.

As obras do Novo Conventinho também estão em andamento e a estrutura vai abrigar a Biblioteca Municipal da Capital e um Centro de Cultura e Artes. O projeto está orçado em R$ 2,8 milhões e o projeto foi concebido de uma parceria entre as equipes das Secretarias de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac)

Fernando Milanez, secretário de Turismo da PMJP, destaca o potencial dos locais como atrativos turísticos. “O centro Histórico e o Parque da Lagoa são dois legados muito importantes que o prefeito Luciano Cartaxo deixará para a cidade. Foi muito corajoso promover essas intervenções e a cidade respondeu. Os locais são bastante procurados e estão inseridos dentro de roteiros turísticos. Tem potencial para incrementar ainda mais o fluxo de turistas da cidade”, disse.

 O programa AnimaCentro garante uma agenda de atividades artísticas para dar ainda mais vida a um conjunto de espaços históricos resgatados e revitalizados na região onde o município nasceu.

O AnimaCentro se consolida como um programa estabelecido em seis polos distintos: o Parque da Lagoa, a Praça da Independência, o Hotel Globo, a Casa da Pólvora e o Centro Cultural Pavilhão do Chá, além do Casarão 34, com o fortalecimento de atividades já permanentes como o Sabadinho Bom.

 Há cerca de um ano e meio era inaugurado o novo Parque da Lagoa Solon de Lucena. O novo parque conta com 12 praças, ciclovia, pista de cooper, pista de skate com padrão internacional, área para esportes radicais, com slackline e parede de escalada, além de um deck harmonizado com o Cassino da Lagoa e 35 mil metros quadrados de passeios pavimentados e ligados às quatro entradas do parque.

Há ainda 14 quiosques divididos em sete baterias, todas com banheiros públicos e um posto policial para a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas