João Pessoa, 08 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Pela sexta vez

Turquia anuncia prorrogação do estado de emergência

Comentários: 0
publicado em 08/01/2018 às 18h55
atualizado em 08/01/2018 às 15h56
Foto: Jornal de notícias

O governo da Turquia anunciou nesta segunda-feira (8) que prorrogará pelo sexto trimestre consecutivo o estado de emergência, vigente no país desde o fracassado golpe de Estado de julho de 2016.

“O estado de emergência será prorrogado mais uma vez”, afirmou nesta segunda o vice-primeiro-ministro e porta-voz do governo turco, Bekir Bozdag, à agência de notícias turca “Anadolu” após uma reunião de ministros realizada no complexo presidencial em Ancara.

“Provavelmente estará na agenda da próxima reunião do Conselho de Segurança Nacional (composto por membros do Executivo e das forças armadas) e depois o conselho de ministros decidirá prorrogar o estado de emergência. Entrará em vigor depois de o parlamento referendá-lo”, detalhou o vice-primeiro-ministro.

Embora os dois maiores partidos da oposição, o social-democrata CHP e o esquerdista e pró-curdo HDP, rejeitem a extensão, a maioria simples do islamita partido AKP, que governa a Turquia desde 2002, basta para prolongar o estado de emergência.

O governo justifica a medida com a necessidade de lutar contra diversas “organizações terroristas”, especialmente a confraria do exilado pregador Fethullah Gülen, a quem Ancara culpa pelo levante de 2016. Gülen nega as acusações.

Sob o amparo do estado de emergência, mais de 130 mil funcionários foram expulsos da carreira por suspeitas de vínculos com a confraria, uma decisão administrativa que não pode ser recorrida perante a Justiça.

O atual período do estado de emergência expira em 18 de janeiro, e o próximo durará até meados de abril.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas