João Pessoa, 29 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ANIVERSÁRIO

Severino Cabral recebe espetáculos Brincante e Rei

Comentários: 0
publicado em 29/11/2017 às 09h49
atualizado em 29/11/2017 às 06h50

Clássicos do teatro, símbolos da música, ícones da dança e abrigo das mais importantes manifestações artísticas. Tudo isso, credencia o Teatro Municipal Severino Cabral como a mais destacada casa de espetáculos de Campina Grande. Hoje, esse que é um dos orgulhos dos campinenses, comemora 54 anos e para celebrar a data irá apresentar os espetáculos Brincante e Rei Lear.

“Brincante”, da Companhia Teatral Referência Cênica, de Monteiro/PB, será apresentado às 16 horas, na Sala Paulo Pontes. O espetáculo é uma montagem do texto Raízes em Chamas do teatrólogo Marcos Freitas.

A partir de figuras populares ligadas às tradições folclóricas do Nordeste, como Mateus e Bastião, o espetáculo insere-se no rol de textos que falam da vida e da morte do boi-bumbá.

Dialogando com textos outros da cultura popular, como, por exemplo, poemas de poetas populares como Zé da Luz, Patativa do Assaré, “Brincantes” promove, pelo riso crítico, mas divertido, uma reflexão sobre a necessidade de manter vivas essas tradições culturais.

Às 20 horas, no palco principal, será apresentado a peça Rei Lear, considerada obra-prima de Shakespeare. A montagem da Remo Produções de Recife, carrega a assinatura do premiado diretor carioca Moacir Chaves.

O texto é encenado pelas atrizes Paula de Renor, Sandra Possani e Bruna Castiel. As duas primeiras já haviam trabalhado com Moacir Chaves na montagem de Duas mulheres em preto e branco, de 2012, com texto de Ronaldo Correia de Brito. Nessa segunda empreitada, agora levando a tragédia de Shakespeare ao palco, o grupo continua o trabalho de pesquisa de linguagem. “Mesmo com dezenas de personagens, o texto não foi adaptado, apenas recebeu cortes”, explica o diretor.

Em Rei Lear, o monarca da Bretanha, ao chegar à velhice, se vê obrigado a dividir o seu reino entre as três filhas para garantir a sua sucessão. O texto foi escrito em 1606, mas trata de questões pertinentes aos dias de hoje: como se constroem as estruturas de poder, injustiças sociais, tratamento ao idoso e à mulher”, complementa Chaves.

A montagem estreou nacionalmente no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro, onde também cumpriu curta temporada e foi viabilizada graças ao Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013. Realizou apresentações em Recife em 2014 e em 2015, participou do Porto Alegre em Cena-Festival Internacional de Teatro. Ganhou quatro premiações no Prêmio APACEPE de Teatro e Dança aos melhores de 2014 em Pernambuco, como melhor espetáculo, cenário, direção e atriz.

A entrada para os espetáculos Brincante e Rei Lear é gratuita e encerram as comemorações e aniversário da Casa de Espetáculos. Rei Lear tem censura 14 anos, o projeto conta com incentivo do Funcultura – Secretaria de Cultura – Fundarpe/Governo de Pernambuco.

MaisPB

Leia Também