João Pessoa, 27 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
JOÃO PESSOA

Público prestigia Festival de Música Clássica

Comentários: 0
publicado em 27/11/2017 às 10h24
atualizado em 27/11/2017 às 09h10

O prefeito Luciano Cartaxo e o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, comemoram o sucesso da abertura do I Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, neste domingo (26).

A apresentação de abertura teve a regência do maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), que contou com a participação especial de Wagner Tiso e Leo Gandelman, como solistas.

“A abertura do Festival foi um sucesso grandioso, tanto no que se refere à presença do público quanto à qualidade da apresentação da nossa Orquestra Sinfônica”, avaliou Luciano Cartaxo. O prefeito acompanhou o show ao lado da primeira-dama do Município, Maísa Cartaxo, do vice-prefeito, Manoel Junior, e do secretário executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity.

Para Luciano Cartaxo, o Festival Internacional de Música Clássica vem se consolidando como uma tradição da cidade neste segmento musical. “Esta é uma oportunidade de dar ao público acesso gratuito à música erudita”, assegurou.

O concerto foi aberto com o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela Orquestra Sinfônica Municipal e, em sequência, os solistas Leo Gandelman e Wagner Tiso iniciaram suas participações. Durante a apresentação, Leo Gandelmam destacou que estava apresentando arranjos inéditos, como na música “Furuvude” (Leo Dandelman e Willin Magalhães).

Fechando a abertura, os dois solistas tocam juntos músicas conhecidas como “Wave” (Tom Jobim) e “Chega de Saudade” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), entre outras.

Promovido pela Prefeitura da Capital, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o evento, que tem o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura, será encerrado dia 2 de dezembro, com concerto da OSMJP, no Parque da Lagoa.

Nos sete dias de evento, a Capital terá 23 concertos nas igrejas do Centro (Igreja de São Francisco, do Carmo, da Misericórdia, no Mosteiro de São Bento e na Primeira Igreja Batista), e 14 masterclasses (flauta doce, violino, viola, violoncelo e piano), que serão realizadas no Hotel Globo, Igreja de São Francisco e no Centro Cultural Casa da Pólvora, sempre no período da manhã.

Calendário cultural

De acordo com o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, o Festival Internacional de Música Clássica tem crescido a cada ano e se consolida no calendário cultural da cidade. “Este ano nós estamos trazendo Wagner Tiso, Leo Gandelman e Antônio Nóbrega, além de músicos do exterior e de outros Estados. Tenho certeza que esta edição do Festival, a exemplo das anteriores, será um sucesso”, disse. Ele destacou ainda que “o Festival é tão bem divulgado pelo mundo afora e isso faz com que João Pessoa passe a fazer parte de um grande circuito internacional de música clássica”.

Para o diretor artístico do Festival, Alberto Johnson, as pessoas reconhecem a importância do evento. “Esse Festival é muito importante para João Pessoa e é bom perceber o quanto as pessoas valorizam esse evento, que traz cultura e alegria para a população. E a prova de que a população gosta são as igrejas sempre cheias durante os concertos. Os músicos são excelentes e vêm trazer o que há de melhor na música erudita”, afirmou.

Horários

Além da participação de músicos da cidade e de outros estados do Brasil, João Pessoa vai receber nomes da Bulgária, Geórgia, Holanda, Islândia, Israel, Polônia, República Checa, Rússia e Ucrânia. A partir desta segunda-feira (27), concertos vão ser realizados sempre no período da tarde. Serão quatro apresentações por dia, a partir das 14h30 (Mosteiro de São Bento), seguida de outras às 16h (Primeira Igreja Batista), 18h (Igreja do Carmo) e 20h (Igreja de São Francisco).

Os concertos do sábado (2) serão às 14h (Igreja da Misericórdia) e às 17h (Parque da Lagoa), no encerramento do Festival.

As escolas da Rede Municipal de Ensino estarão representadas no 5º Festival Internacional de Música Clássica. Foram selecionadas 41 unidades públicas do município, que levarão alunos para assistir aos concertos a partir da segunda-feira (27). Além disso, cinco escolas vão receber músicos para uma roda de diálogo e apresentação.

MaisPB

Leia Também