João Pessoa, 12 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
imunização

Secretaria monitora cobertura vacinal em JP

Comentários: 0
publicado em 12/11/2017 às 08h10
atualizado em 12/11/2017 às 06h03

Os profissionais de saúde da família de João Pessoa iniciaram neste sábado (11) o monitoramento de cobertura das vacinas que devem ser tomadas por crianças com idade a partir de seis meses de vida e adolescentes de até 14 anos. A ação conta com a participação de 51 equipes distribuídas pelos bairros da Capital.

No primeiro dia de monitoramento, as equipes formadas por enfermeiro, técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde, visitaram as residências das áreas de cobertura dos distritos sanitários II, III e IV, que compreendem bairros como Ernesto Geisel, Grotão, Mangabeira, Bancários, Roger e Tambiá. No próximo sábado, dia 18, serão visitados bairros inseridos nos distritos sanitários I e V. Em cada bairro são sorteadas duas quadras em que as residências serão visitadas.

O estudante Elyasafe Freitas, de 13 anos, morador do Bairro dos Bancários, estava com o cartão de vacina desatualizado, pois ainda faltava ser imunizado contra o HPV, mas hoje foi aplicada a primeira dose da vacina. “Ele não foi vacinado na escola, mas agora teve a oportunidade de tomar a vacina em casa. Isso é muito importante para garantir a prevenção e o desenvolvimento da saúde”, afirmou Anuska Freitas, mãe do adolescente.

No mesmo bairro, a residência das irmãs Maria Eduarda, 14 anos, e Maria Clara Marques, 9 anos, também foi visitada pela equipe de saúde da família. A irmã mais velha estava com o cartão de vacinação atualizado. “Acho importante estar atenta ao calendário, pois se estou com vacina em dia, estou com saúde em dia”, disse a adolescente. Já a mais nova precisava tomar a segunda dose também da vacina contra o HPV e atualizou sua caderneta.

“Esta é uma oportunidade de regularizar o cartão de vacinação das crianças e adolescentes. Quando a equipe chegar à residência e a criança ou adolescente estiver precisando de vacina, a aplicação será feita no mesmo momento. Escolhemos realizar a ação em dois sábados, porque é mais fácil que as famílias estejam em casa”, explica Chiara Dantas, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Caso a criança ou adolescente da casa visitada esteja sem o cartão de vacinação, será necessário procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) para avaliação se será necessário recomeçar o ciclo de vacinação. O monitoramento é uma orientação do Ministério da Saúde após as campanhas de multivacinação.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas