João Pessoa, 12 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Câmara Municipal

CMJP apoia revitalização do Centro Histórico

Comentários: 0
publicado em 12/07/2017 às 15h51
atualizado em 12/07/2017 às 12h52
Vereador Marcos Vinicius, presidente da CMJP

O presidente da Mesa diretora da Câmara Municipal de João Pessoa, Marcos Vinícius (PSDB), reiterou na manhã desta quarta-feira (12) o apoio total da Casa Napoleão Laureano a ações que visem a revitalização do Centro Histórico da capital paraibana.

O tucano lembrou que o projeto Villa Sanhauá, lançado nesta quarta- feira(12) pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD), só tornou-se possível devido a aprovação, na Câmara da capital, do projeto que criou uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) na área dos casarões da Rua João Suassuna.

“O trabalho harmônico entre a Câmara e o Executivo sempre dá bons frutos e hoje a cidade recebe com muita alegria mais esta ação do prefeito Luciano Cartaxo no Centro Histórico da terceira capital mais antiga do País, com mais de 500 edificações tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)”, afirma Marcos Vinícius.

As declarações do presidente foram concedidas enquanto o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, autorizava o início das obras do projeto Villa Sanhauá, que, através da Secretaria de Habitação Social (Semhab), visa à reabilitação de oito casarões históricos da Rua João Suassuna. De acordo com o projeto, um dos prédios será destinado à PMJP para instalação institucional, enquanto os outros serão destinados à 17 unidades habitacionais e seis comerciais. As unidades estão entre 40 e 73 metros quadrados.

O presidente destacou, ainda, a atuação “exemplar” da secretária de Habitação do município, Socorro Gadelha, que, segundo ele, vem “promovendo uma revolução habitacional em João Pessoa” declarou .“O que vemos é uma gestão que já foi capaz de entregar cinco mil unidades habitacionais. Socorro Gadelha é uma auxiliar que sem dúvida traz brilho para o executivo municipal”completou.

Marcos relembrou o quanto a gestão de Cartaxo já fez pelo Centro Histórico, com ações na Casa da Pólvora, Praça 1817, Praça da Pedra, Praça da Independência, Hotel Globo, Galeria Augusto dos Anjos e Praça dos Três Poderes. Ele destacou o papel fundamental da Câmara Municipal nesse processo de revitalização e ocupação da área histórica da capital.

Atualmente, tramitam na CMJP projetos e indicações, como a do vereador Bruno Farias (PPS) que sugere que a Prefeitura crie uma Zona Franca de Turismo e Serviços no Centro Histórico. Entre os Projetos de Lei (PL), existe o de autoria de Fernando Milanez Neto (PTB) que prevê que imóveis abandonados podem ser retomados pelo Poder Público. Além destes, existe o que determina incentivos fiscais para que os proprietários de imóveis desenvolvam atividades econômicas de cunho tecnológico, cultural ou artístico na região, proposta por João Almeida (SD).

O Centro Histórico também foi tema, em abril, de uma audiência pública proposta pelo vereador Eduardo Carneiro (PRTB)

CMJP

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas