João Pessoa, 03 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
60 MINUTOS

Economista considera inadimplência crítica

Comentários: 0
publicado em 03/07/2017 às 19h33
atualizado em 03/07/2017 às 18h28
Centro de João Pessoa

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, mais de 60 milhões de brasileiros estavam inadimplentes com o comércio entre abril e maio deste ano. Isto representa o maior numero de devedores desde 2012, sendo um recorde dos últimos cinco anos.

Em entrevista ao programa 60 minutos apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Anderson Soares na Rádio Arapuan FM, o economista Celso Mangueira afirmou que trata-se de uma situação bastante crítica para o consumidor brasileiro.

“Para o país é uma situação preocupante na situação econômica que nós vivemos porque diante desta inadimplência, significa um aumento dos juros, restrições de crédito, diminuição de consumo e consequentemente um círculo vicioso da nossa economia”, ressaltou .Ele também destaca os chamados “créditos informais” como por exemplo, as cadernetas, que, caso fossem consideradas na pesquisa, aumentaria o número de devedores registrados.

Somente em maio, mais de 900 mil consumidores ingressaram na lista de inadimplentes. Os dados da pesquisa são referentes ao dia das mães.

Ele aconselhou que aqueles que estão nesta situação por desemprego, redução da renda ou até mesmo exagero no consumo devem fazer um diagnóstico através de um levantamento efetivo das despesas e ver o que pode ser reduzido além de procurar uma renda extra e tentar negociar a dívida dentro de condições que possam ser honradas. “Em alguns casos existe mais flexibilidade em comparação a  inadimplências mais baixas”, pontuou o economista.

Juliana Cavalcanti – MaisPB

Leia Também