João Pessoa, 14 de junho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
audiência pública

Pedro pede tratamento de Síndrome pelo SUS

Comentários: 0
publicado em 14/06/2017 às 10h08

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) sugeriu a criação de um grupo de trabalho na Câmara dos Deputados para acompanhar o diagnóstico e o tratamento da Síndrome de Irlen. Durante audiência pública realizada na Casa, o parlamentar defendeu o reconhecimento da existência e eficácia do tratamento desse distúrbio pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a oferta do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos falando de alguém que tem o seu projeto de vida tolhido por uma insuficiência que pode ser facilmente resolvida. É alguém que deixa de se desenvolver! Precisamos ver  esse tratamento como investimento e não como custo. É necessário que o Governo enxergue como as pessoas passarão a se desenvolver e passarão a contribuir com a humanidade. Cada projeto de vida é uma surpresa para o mundo e esses indivíduos também possuem esse potencial”, defendeu o parlamentar.

A audiência pública foi promovida pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Educação, solicitada pelos deputados Pedro Cunha Lima, Marcus Pestana (PSDB-MG) e Geovania de Sá (PSDB-SC). Cerca de 30 parlamentares participaram do debate, além de representantes do Ministério da Saúde, CFM, pesquisadores e integrantes da sociedade civil.

A reunião contou ainda com a presença de pais de crianças com a Síndrome de Irlen, que entregaram aos parlamentares uma petição com mais 5 mil assinaturas, solicitando o debate do assunto e avanços no tratamento. O Ministério da Saúde se comprometeu a criar um grupo de trabalho para tratar do tema e o Conselho Federal de Medicina se comprometeu a reavaliar a existência e eficácia do tratamento do distúrbio.

Irlen – Também conhecida como síndrome da sensibilidade escotópica, é caracterizada como um transtorno visual relacionado com alterações na percepção luminosa pelo cérebro. Tais alterações podem gerar enxaqueca, desconfortos visuais e dificuldades de aprendizado.

Estima-se que entre 4% e 15% das crianças em idade escolar apresentam algum distúrbio de aprendizagem relacionado à visão. A síndrome de Irlen especificamente ainda é de difícil de diagnóstico, por envolver questões também neurológicas. As consequências de um não tratamento, segundo especialistas, psicóloga são evasão escolar, baixa autoestima e transtornos psíquicos.

Tratamento – Em sua forma mais simplificada, o tratamento consistiria no uso de uma folha colorida de acetato, chamada overlay, sobre o texto a ser lido. A folha, que custa em média R$ 40, funciona como um filtro e a pessoa com a síndrome lê normalmente. Uma solução mais prática seria a incorporação desses filtros em óculos. O custo de uma lente ficaria em torno de R$ 500.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas