João Pessoa, 05 de junho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
prevenção

Trauma alerta para queimaduras em festas

Comentários: 0
publicado em 05/06/2017 às 14h20
atualizado em 05/06/2017 às 11h22

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realiza nesta terça-feira (06), por meio do setor de Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), o lançamento da XV Campanha de Prevenção às Queimaduras “Marcas que Ficam Para Sempre” 2017. O evento acontecerá às 14h, no auditório da unidade de saúde. Uma das novidades deste ano é o número de atividades voltadas à educação.

O coordenador da UTQ, Saulo Montenegro, revelou que a campanha deste ano será focada não somente na prevenção de acidentes, mas em palestras de conscientização em escolas públicas e privadas da grande João Pessoa. “Serão mostradas as últimas novidades com relação à tecnologia de transplante de pele, além disso, continuaremos com as ações educativas em comunidades mais carentes e pontos de maior circulação de pessoas na Capital. Também terão palestras em escolas de Ensino Fundamental, como também um trabalho de conscientização com os acompanhantes e visitantes dos pacientes internos na instituição”, frisou.

Para a coordenadora de enfermagem da UTQ, Dessirée Mazocco, essas ações educativas vêm diminuindo gradativamente os números de pacientes que dão entrada na unidade vítimas de queimadura, conforme constatado em 2016. “O Hospital realizou 106 atendimentos durante o mês de junho de 2016, o que representa uma redução de aproximadamente 5,4% em relação ao mesmo período do ano de 2015, quando foram registrados 112 atendimentos relacionados à queimaduras.

Desirée Mazecco explicou ainda que as pessoas devem tomar consciência a respeito das sequelas que as queimaduras podem causar. “É sempre bom lembrar que as queimaduras são marcas que ficam para sempre, por isso o cuidado ao manusear com fogo deve ser contínuo ao longo de todo ano. Afinal, a prevenção é sempre a melhor escolha”, frisou.

Campanha – O Hospital de Trauma realiza há 15 anos a Campanha de Prevenção às Queimaduras “Marcas que Ficam Para Sempre” e já faz parte do calendário do Estado. Para o coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), Saulo Montenegro, o sucesso da campanha pode se perceber na redução dos números. “Apostamos há mais de uma década nesta campanha e os resultados podemos perceber no dia a dia do próprio hospital quando constatamos a redução no número de queimados. Estamos colaborando para educação de uma geração. E o nosso desafio ainda é grande, porque existe muito conhecimento para disseminar na sociedade”, frisou.

UTQ – A Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital Estadual de Trauma atende os casos mais complexos e graves de queimaduras. Já tratou e recuperou pacientes com áreas corporais queimadas de até 80%. A UTQ se se destaca no Nordeste e no Estado pela alta complexidade no tratamento às vítimas de queimaduras, concedida ao serviço de cirurgia plástica da unidade pelo Ministério da Saúde.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas