João Pessoa, 07 de abril de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
aniversário

Hospital da Unimed João Pessoa completa 18 anos

Comentários: 0
publicado em 07/04/2017 às 10h42
atualizado em 07/04/2017 às 07h45
Hospital da Unimed, em João Pessoa

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, completa 18 anos nesta sexta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, reconhecido como o melhor da Paraíba. A unidade é a única do estado certificada com a Acreditação com Excelência, o mais alto nível do mais importante selo de qualidade da rede hospitalar no país.

Esse reconhecimento não veio por acaso, segundo o gestor de serviços hospitalares da Unimed João Pessoa, Norberto de Castro Nogueira Filho. “Em sua trajetória, o Hospital Alberto Urquiza tem se destacado pela inovação e por possibilitar a realização de procedimentos de alta complexidade inéditos na Paraíba”, declarou.

São muitas as contribuições do Hospital Alberto Urquiza para o avanço da medicina na Paraíba. Em 2003, apenas quatro anos após ser inaugurado, entrou para a história por possibilitar, com sucesso, o nascimento de quíntuplos, caso raro em todo o mundo. Nos anos seguintes, vieram os primeiros transplantes de coração, fígado e rim do Estado. “O hospital elevou a medicina da Paraíba a um novo patamar”, observou o presidente do Conselho de Administração da Unimed João Pessoa, Demóstenes Paredes Cunha Lima.

A cliente Christiane Tavares de Andrade atesta a afirmação dos diretores. “Se não fosse a estrutura que encontrei no Hospital Alberto Urquiza e os profissionais que cuidaram de mim, eu teria morrido. Estava muito mal e os cuidados que recebi fizeram a diferença”, disse. Chris – como é chamada por amigos e familiares – passou 24 dias internada no Alberto Urquiza, sendo 17 deles na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Estrutura e certificação

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley é completo. Sua estrutura inclui Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, seis UTIs, Pronto Atendimento, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Unidade de Oncologia e apartamentos individuais e coletivos.

Nesses 18 anos, o hospital também tem se destacado pela inovação: aperfeiçoou processos, implantou protocolos médicos, investiu no parque tecnológico e adotou outras providências que garantem um melhor atendimento e, consequentemente, mais segurança para os clientes.

O Selo de Acreditação com Excelência, conquistado no mês passado, é concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As avaliações são realizadas pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). O processo é rigoroso. Para se ter ideia, de 6.742 hospitais no Brasil, apenas 107 alcançaram esse nível de excelência. No Nordeste, são apenas 12; um deles o Hospital Alberto Urquiza.

Toda instituição que possui o certificado de Acreditação Hospitalar segue padrões e normas reconhecidos nacionalmente, baseados na qualidade da assistência e na segurança do paciente. “O processo para obtenção do selo é voluntário. Ou seja, nenhum hospital é obrigado a buscá-lo. Aquele que faz isso mostra a preocupação com a qualidade do atendimento”, afirmou Norberto Castro.

MaisPB com Assessoria 

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas