João Pessoa, 02 de abril de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA PARAÍBA

Camila alerta índices de câncer de mama e de colo de útero

Comentários: 0
publicado em 02/04/2017 às 13h36

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) fez um alerta às autoridades estaduais sobre o alto índice de câncer de mama e colo de útero registrado na Paraíba em 2016. A tucana cobrou ainda mais investimentos por parte do Estado na prevenção a essa doença que vêm matando centenas de mulheres em diversos municípios paraibanos. Dados do Instituto Nacional do Câncer – José Alencar Gomes da Silva (Inca), na Paraíba foram registrados 800 casos de câncer de mama e 330 de colo de útero.

Conforme os dados, apenas em João Pessoa foram registrados 250 casos de câncer de mama e 80 de colo de útero. “É preciso que o Governo do Estado invista mais em prevenção. Precisamos de mais hospitais oferecendo exames como a mamografia, vacinando contra o HPV, fazendo os exames ginecológicos preventivos como o Papanicolau e, eventualmente, orientando sobre o uso da camisinha e higiene que também são fatores de risco para o câncer de colo de útero”, afirma.

A deputada lembra ainda que um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer mostra que a doença foi a segunda causa de morte em adolescentes e jovens adultos de 15 a 29 anos, entre 2009 e 2013, ficando atrás apenas de “causas externas”, como acidentes e mortes violentas. O Inca também divulgou dados sobre a incidência: os carcinomas do trato geniturinário (aparelhos genital e urinário) atingiram 41,28 por milhão de mulheres entre 15 e 29 anos. O tumor de colo de útero é o principal deles. E entre as mulheres de 25 a 29 anos, esse tumor foi a principal causa de morte por câncer.

O câncer de colo de útero está relacionado principalmente à infecção por HPV (papiloma vírus humano). Há mais de 150 subtipos dele e alguns, como o HPV-16 e o HPV-18, aumentam o risco de desenvolvimento da doença. A transmissão é feita principalmente na relação sexual. O câncer de colo do útero é o terceiro mais frequente nas mulheres. No ano passado, foram 16.340 novos casos no Brasil, de acordo com Inca.

MaisPB

Leia Também