João Pessoa, 24 de janeiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ministério

Benjamin busca ajuda para municípios da PB em calamidade

Comentários: 0
publicado em 24/01/2017 às 12h31
atualizado em 24/01/2017 às 09h32
Deputado federal, Benjamin Maranhão (SD)

O deputado federal Benjamin Maranhão (SD) vai ao Ministério da Integração Nacional em busca de recursos para os municípios que estão em estado de calamidade pública. Hoje a Paraíba é o primeiro no Nordeste com o maior número de municípios que decretaram emergência, num total de 197.

“Estamos empenhados em minimizar os efeitos da seca em nosso Estado. Chegamos a participar de uma reunião de trabalho com presidente Michel Temer (PMDB) e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Apresentamos a situação que a Paraíba se encontra. Entregamos uma carta, descrevendo os problemas hídricos que se avolumam e pedindo urgência na execução de medidas que possam garantir o abastecimento emergencial dos municípios. Agora, voltaremos lá para cobrar ações efetivas”, disse o deputado.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), já são 73 reservatórios em situação crítica (menor que 5% do seu volume total), 28 em observação (menor que 20% do seu volume total) e 26 reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do total. O açude de Boqueirão que abastece Campina Grande e mais 18 municípios se encontra hoje com 4,4% da sua capacidade.

O levantamento mostra ainda que estados como o Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará também apresentam um alto índice de municípios em estado de calamidade. No Rio Grande do Norte são 153, seguido do Pernambuco com 125 e o Ceará com 117 municípios com dificuldades por conta da seca.

MaisPB

Leia Também