João Pessoa, 16 de janeiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
educação

Prefeitura de João Pessoa inicia inscrições para curso gratuito de Libras

Comentários: 0
publicado em 16/01/2017 às 09h55

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) abre, a partir desta segunda-feira (16), inscrições para o curso gratuito de Libras, que a língua brasileira de sinais. Estão sendo oferecidas 160 vagas. As inscrições são realizadas, gratuitamente, no Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), que funciona no 1º andar do Edifício Beira Rio Center, localizado na Avenida Ruy Barbosa, n° 853, bairro da Torre. Os interessados devem levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

As inscrições estão abertas até 24 de fevereiro. O curso, iniciativa do Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoa com Deficiência (CMIPD), tem duração de 3 meses e terá início no dia 06 de março. Serão quatro turmas no turno da manhã, das 9h às 11h, e a mesma quantidade no turno da tarde, das 14h às 16h. As aulas acontecem as segundas, terças, quartas e sextas-feiras. As turmas serão selecionadas por nível de conhecimento – I, II, III e IV.

Rose Mary Bezerra, coordenadora de Educação do CMIPD, ressaltou que Libras é reconhecida oficialmente como uma das línguas oficiais do país, por isso o curso é tão importante. “Os cursos de Libras representam um avanço para a valorização da língua de sinais, pois contribuem na construção do conhecimento científico como também na promoção da inclusão social do deficiente auditivo. Estes oferecem um diferencial no mercado de trabalho e na formação do profissional em sua respectiva área, contribuindo para oportunidade e igualdade numa educação de qualidade para todos”, afirmou.

Centro de Inclusão – O Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoa com Deficiência (CMIPD) é uma ação integrada entre três secretarias municipais: Desenvolvimento Social (Sedes); Saúde (SMS) e Educação (Sedec).

Os usuários com idades entre zero e 18 anos, que são encaminhados pela rede SUS, recebem acompanhamento de psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas. Os familiares destes também recebem apoio de psicólogos e assistentes sociais. Ao todo, são 344 famílias acompanhadas pelo Centro e, em média, 1,7 mil atendimentos por mês.

O CRMIPD fica localizado na Rua Coronel Oto Feio da Silveira, nº 161, bairro do Pedro Gondim. Para mais informações, os interessados devem ligar para o telefone 3218-9807.

Leia Também