João Pessoa, 02 de janeiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
inovação

Fábrica de iPhones na China diz que trocará humanos por robôs

Comentários: 0
publicado em 02/01/2017 às 09h28
Funcionários de uma fábrica da Foxconn (Foto: Bobby Yip/Reuters)

xconn, empresa que produz os aparelhos da Apple e de outras empresas, anunciou planos de automatizar a fabricação de eletrônicos em suas plantas na China, o que irá colocar a cargo de robôs o que hoje é feito por trabalhadores, segundo o site “Digitimes”.

A Foxconn possui três fábricas no Brasil, em Manaus (AM), Indaiatuba (SP) e Jundiaí (SP), mas não afirmou se as mudanças serão levadas além do território chinês.

Além dos iPhones, iPads, iPods e Macs, da Apple, a Foxconn é a fabricante dos placas da Intel, componentes da Dell e HP, do PlayStation, da Sony, do Xbox, da Microsoft, e do Wii, da Nintendo.

A substituição ocorrerá em três fases, afirmou Dai Jia-peng, do comitê de desenvolvimento e automação da Foxconn nesta sexta-feira (30).

Na primeira etapa, as estações de trabalho individuais serão automatizadas, começar com aquelas que exigem exijam trabalho repetitivo dos trabalhadores ou que os coloquem humanos em risco. Na segunda, o objetivo é aumentar a performance ao eliminar da linha de produção o excesso de robôs.

Na terceira fase, toda a fábrica será automatizada. Sobrará às pessoas exercer algumas poucas funções, nas áreas de produção, logística, teste e de inspeção, afirmou Dai.

Três das fábricas da Foxconn na China já executam o plano, mas em diferentes estágios. As plantas de Chengdu, Shenzen e Zhengzhou já estão entre a segunda e terceira fases. Para isso, a empresa já montou 40 mil robôs industriais em suas próprias fábricas.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas