João Pessoa, 13 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA ALPB

Sessão especial homenageia história da Unimed JP

Comentários: 0
publicado em 13/12/2016 às 10h18
atualizado em 13/12/2016 às 08h30

A Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB) realizará uma sessão especial nesta quinta-feira (15), às 10 horas, para homenagear a Unimed João Pessoa, que completará 45 anos de fundação na sexta (16). A sessão é uma propositura do deputado Raoni Mendes (DEM).

Na justificativa, o parlamentar lembra que a Unimed João Pessoa, que é a maior operadora de planos de saúde, celebra “uma trajetória marcada por conquistas, desafios e, atualmente, muito planejamento”. Ele também lembra que a Unimed João Pessoa atende cerca de 145 mil clientes e conta com 1,7 mil médicos cooperados, além de oferecer a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado.

A solenidade desta quinta-feira terá entre os convidados médicos que participaram da fundação da Unimed João Pessoa, representantes de entidades médicas e gestores da organização. A sessão ocorrerá no plenário da Assembleia Legislativa.

História de sucesso

A Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos fundada em 16 de dezembro de 1971 por um grupo de 106 médicos liderados pelo oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley. Atualmente, é presidida pelo cardiologista Demóstenes Paredes Cunha Lima.

Nos dois primeiros meses, a Unimed JP funcionou em uma sala de apenas 12 metros quadrados, cedida pela Associação Médica da Paraíba. A sede própria, onde até hoje funciona a Operadora após várias reformas e ampliação, na Torre, foi adquirida em 1980. Apesar da pequena estrutura inicial, desde os primeiros anos a Cooperativa se destacou pelo pioneirismo, o que a levou a conquistar a liderança do segmento de saúde suplementar na Paraíba.

Atualmente, a importância da Unimed João Pessoa supera o propósito para o qual foi criada: garantir trabalho digno para os médicos e saúde de qualidade para os clientes. Com uma receita líquida que chegou a R$ 526,3 milhões em 2015, a Cooperativa é uma das maiores arrecadadoras de impostos da Paraíba e tem um papel fundamental para a economia local, gerando emprego e renda através do pagamento da sua rede de prestadores. Somente postos de trabalho diretos gerados são quase 2 mil.

Patrimônio da sociedade

A Unimed João Pessoa também tem sido decisiva para o avanço da medicina no Estado. Com a estrutura oferecida em sua rede própria de atendimento – que inclui o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, referência em alta complexidade -, já possibilitou a realização de procedimentos inéditos na Paraíba, como transplantes de fígado e de coração.

Outras linhas de atuação de destaque são a promoção da saúde e a responsabilidade socioambiental. Projetos como o Jampa Saúde, que oferece atividades físicas gratuitas e serviços de saúde para toda a população, têm contribuído para promover o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade. “Diante da dimensão que a Unimed João Pessoa alcançou, podemos afirmar que ela hoje é um patrimônio de toda a Paraíba”, afirma Demóstenes Paredes Cunha Lima.

MaisPB

Leia Também