João Pessoa, 12 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
patrimônio

Secult apoia lançamento do inventário da Igreja do Rosário de Pombal

Comentários: 0
publicado em 12/12/2016 às 10h06

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), apoia o lançamento do inventário “Bens Móveis e Integrados da Igreja Nossa Senhora do Rosário’. Com impressão de 300 exemplares de 204 páginas, o livro será lançado na próxima sexta-feira (16), às 19h, na Igreja do Rosário, na cidade de Pombal. Aberto ao público, o evento ainda apresentará o Reisado da cidade.

De autoria de Luís Carlos Kehrle, Maria da Piedade Farias e Verneck Abrantes, o livro cataloga os bens culturais da Igreja do Rosário abordando sua individualidade técnico-construtiva e as características artístico-históricas. Vale dizer que o inventário é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), também responsável pela disponibilização da metodologia de trabalho e revisão final dos textos.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira o inventário é fundamental para a preservação da memória e história da Paraíba. “No momento em que se discute com instituições como UFPB, UEPB, FCJA, IPHAEP e outras instituições governamentais ou da sociedade civil, a criação de um Plano Estadual de Patrimônio e Memória, não devemos esquecer que a luta de um corpo técnico competente e comprometido, já nos ajuda no cumprimento das metas. Este inventário é um marco na preservação da memória que precisamos conservar com ações pedagógicas fazendo com que o povo tome conta das suas preciosidades”, observou.

Piedade Farias, restauradora de bens culturais e coautora do livro, afirma ainda que “a nossa identidade cultural se apresenta pelo patrimônio cultural construído pelos nossos antepassados e que deve chegar íntegro às gerações vindouras. Para que aconteça é necessário realizar este Inventário e, assim, contar a história, estilo artístico, iconografia, estado de conservação, dimensões e características técnico-construtivas do objeto inventariado”, diz a restauradora.

Vale ressaltar que a Igreja do Rosário de Pombal é reconhecida como patrimônio cultural pelo IPHAEP desde 2002, e encontra-se em vias de Tombamento pelo IPHAN. Na ocasião, ainda haverá a apresentação do Reisado de Pombal com apresentação de dança folclórica chamada de Pontões.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas