João Pessoa, 24 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
a partir de amanhã

Hospital Arlinda Marques promove encontro Científico Integrado das Residências em Saúde da Criança

Comentários: 0
publicado em 24/10/2016 às 09h00
atualizado em 24/10/2016 às 06h33
 
O Complexo de Pediatria Arlinda Marques (CPAM), que integra a rede hospitalar do Estado, realiza no período de 25 a 27 deste mês, o III Encontro Científico Integrado das Residências Médica em Pediatria e Multiprofissional em Saúde da Criança, que tem como tema: “Qualificação no Cuidado à Criança e ao Adolescente: Um olhar Multiprofissional”.  
 
O diretor geral do Hospital, Cláudio Teixeira Regis, destacou que eventos como esses são importantes “para aproximar ainda mais os profissionais das mais diversas áreas de atuação e, acima tudo, como troca de experiências que, com certeza, irá enriquecer cada vez mais o aprendizado dessas pessoas que todos os dias dão o melhor de si para o bem estar das crianças atendidas neste hospital”, completou. “Nesse encontro, vamos oferecer informações e, ao mesmo tempo, trocar experiências com todos os servidores do Complexo de nível superior e técnico que tiverem interesse em atualizar-se no que se refere à Saúde da Criança e do Adolescente com um olhar multiprofissional”, comentou a chefe do Núcleo Multiprofissional do Arlinda Marques, Ilara Nóbrega.
A coordenadora da Residência Médica em Pediatria, Eugenia Fernandes Montenegro explicou que o evento, é realizado em parceria com todas as instituições que contribuem de alguma forma com o funcionamento e manutenção dos Programas de Residências e conta com o apoio Núcleo de Ensino e Pesquisas (NEP) deste Complexo. O Encontro acontecerá no auditório do CPAM e tem como objetivo a integralização das residências do Complexo junto aos profissionais do serviço, garantindo, assim, troca de experiências e informações, bem como qualificação profissional.
“Este evento é anual, organizado pelos próprios residentes e promovido para o nosso público interno. No curso do evento são realizadas palestras e oficinas, que são ministradas pelos residentes de cada programa, tendo os preceptores o papel de moderador. Enfim, será um momento único, de integração de ambos os programas com os servidores do Complexo”, completou as Coordenadoras dos Programas Eugênia Montenegro e Ana Cláudia Vieira.
 
De acordo com a programação, a abertura oficial do evento será às 8h30 com toda a direção do Hospital e logo em seguida acontecerá à palestra com o tema: “O Protocolo de Manchester” que falará sobre a gravidade dos pacientes ao chegarem à emergência para serem atendidos, e, após o intervalo, o tema abordado será “Segurança no cuidado ao Paciente  Pediátrico: Um olhar multiprofissional” e  na  parte da tarde, a partir das 14 horas,  será realizada uma oficina sobre “Reanimação Cardiorrespiratória em Pediatria”.
 
A programação tem continuidade na manhã da quarta-feira (26) com a ação junto ao trabalhador do CPAM, com o tema: “Trabalhador da saúde: o cuidado ampliado para você”. Neste momento serão realizadas aferição de glicemia, da pressão arterial, avaliação nutricional e dicas de postura. A tarde, a partir das 14 horas, acontecerão as palestras sobre “Prevenção de Acidentes na Infância” e “Necessidades e Preocupações Multiprofissionais em Pediatria: do Pré-escolar ao Adolescente’.
 
Na manhã da quinta-feira acontecerão novamente ações para o trabalhador da saúde e à tarde, a partir das 14 horas, será realizada uma mesa redonda com relatos de experiências de servidores do CPAM nas diversas áreas específicas do Complexo. Um coquetel, marcado para as 16h30, encerrará o III Encontro Científico Integrado das Residências em Saúde da Criança do CPAM.
 
O CPAM possui hoje dezenove residentes em Saúde da Criança, sendo nove médicos e dez multiprofissionais (fisioterapia, enfermagem, farmácia e nutrição), que estão distribuídos entre R1 e R2. Os Programas de Residências Médica (REMEP) e Multiprofissional em Saúde da Criança (REMUSC) foram aprovados em Dezembro de 2013 por Portarias Interministeriais emitidas pelo MEC e Ministério da Saúde e constituem modalidade de ensino de Pós-graduação Lato Sensu, com duração de dois anos. Suas atividades tiveram início em Março de 2014 e, juntas, estas Residências tiveram a primeira turma, formada por nove profissionais, concluída em março deste ano.
MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas