João Pessoa, 02 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
eleições 2016

João Doria Jr. (PSDB) é eleito prefeito de São Paulo no 1º turno; veja resultado

Comentários: 0
publicado em 02/10/2016 às 20h46
atualizado em 02/10/2016 às 17h48

João Doria Júnior (PSDB), um novato em eleições, foi eleito no primeiro turno prefeito de São Paulo, maior cidade do país, neste domingo (2). Com isso, pela segunda vez, o PSDB comandará a Prefeitura paulistana, dez anos após José Serra abandonar o cargo, antes da metade do mandato, para disputar a eleição para governador.

Empresário e apresentador de programa de TV, Doria estreou em uma eleição contando com o apoio do governador Geraldo Alckmin, e acabou tendo uma ascensão surpreendente nas pesquisas de intenção de voto a partir de setembro.

Na véspera da votação do 1º turno, as últimas pesquisas Ibope e Datafolha de intenções de voto para prefeitura de São Paulo mostravam que Doria disparava na liderança e que a segunda vaga no 2º turno poderia ser disputada por três candidatos: Fernando Haddad (PT), Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB). No Datafolha, Doria tinha 44% das intenções de votos válidos; no Ibope, aparecia com 35%. Os votos válidos excluem os brancos e nulos, além dos entrevistados que não souberam ou não responderam.

A eleição do tucano logo no primeiro turno marca a derrota do Partido dos Trabalhadores, que, até então, estivera presente em todas as eleições com disputa em segundo turno realizadas na cidade. Doria derrotou o prefeito Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição, mas com alto índice de rejeição.

O deputado federal Celso Russomanno, candidato pelo PRB, repetiu a trajetória da eleição de 2012: depois de liderar as pesquisas de intenção de voto durante parte da corrida eleitoral, passou a cair e não conseguiu levar a disputa para o segundo turno.

A senadora e ex-prefeita Marta Suplicy (PMDB) não conseguiu reeditar os bons desempenhos das eleições de 2000, 2004 e 2008, quando era filiada ao PT e conseguiu passar para o segundo turno.

A deputada federal Luiza Erundina (PSOL), outra ex-prefeita da cidade, também não teve sucesso.

Uol

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas