João Pessoa, 30 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
inscrições abertas

Ministério Público realiza o segundo ‘Hackfest Contra a Corrupção’

Comentários: 0
publicado em 30/09/2016 às 13h25
atualizado em 30/09/2016 às 11h55

O segundo ‘Hackfest Contra a Corrupção’ de 2016 será realizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, no período de 7 a 9 de outubro. O primeiro evento deste ano foi realizado no mês de agosto, nas dependências do MPPB em Campina Grande, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Nesta sexta-feira (30), está sendo publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do MPPB o aviso para inscrição no evento do ‘Hackfest Contra a Corrupção’ de outubro. As inscrições para participação no evento estarão abertas até as 23h59min da próxima quarta-feira (5). Os interessados deverão preencher o formulário eletrônico que se encontra disponível no linque http://www.ufpb.br/idep/.

Estão sendo disponibilizadas 50 vagas para estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior, mais precisamente nos Cursos de Ciência da Computação (ou áreas afins), Ciências Contábeis, Gestão Pública, Administração, Economia, Direito, Design ou Arte e Mídia, com disponibilidade para a participação integral nos três dias do evento, assim como experiência anterior que comprove habilidades para contribuir na implementação de aplicativos na temática de combate à corrupção ou em outras relevantes.

A segunda edição do ‘Hackfest Contra a Corrupção’ será realizada em três dias: no dia 7 de outubro, das 18h às 22h, na Central de Aulas da UFPB; e nos dias 8 e 9, das 9h às 22h, no Laboratório de Inclusão Social – do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB, conforme Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público da Paraíba e a UFPB.

Em Campina

Na primeira edição do ‘Hackfest Contra a Corrupção’, a equipe Enquadrados foi a vencedora. E o evento foi promovido pelo MPPB em parceria com a UFCG e com a Rede Paraíba de Comunicação (Jornal da Paraíba), e realizado na sede do Complexo do Ministério Público em Campina Grande, das 18h do dia 19 às 20h do dia 21 de agosto.

O ‘Hackfest Contra a Corrupção’ foi realizado por meio do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MPPB e com o apoio da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). A parceria do Ministério Público da Paraíba foi com o Laboratório Analytics, do Departamento de Sistema e Computação, do Curso de Ciência da Computação da UFCG, e com o Jornal da Paraíba.

Também chamado de hack day ou codefest, o hackfest é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por longos períodos, com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, além de discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou até mesmo de hardware. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados.

MaisPB

Leia Também