João Pessoa, 20 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
balanço

Ortotrauma realiza 492 cirurgias durante o mês de agosto

Comentários: 0
publicado em 20/09/2016 às 08h52
atualizado em 20/09/2016 às 07h12

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou 492 cirurgias, em agosto deste ano, o que corresponde a um crescimento de 13,1% sobre o mesmo mês de 2015 (435). No acumulado do ano, já foram realizados 3.392 procedimentos cirúrgicos. Já no mesmo período do ano anterior, a marca foi de 3.367 cirurgias.

A diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo, destaca que o crescimento do número de cirurgias é decorrente da execução de um plano de gestão estratégica. “Nós estamos dando mais resolução à unidade hospitalar, de tal forma que a taxa de permanência dos pacientes tem sido reduzida com um atendimento mais dinâmico, estando dentro do padrão da Organização Mundial de Saúde”, frisou.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira é referência em cirurgia ortotraumatológica de áreas abaixo do joelho e do cotovelo e atende pacientes de todo o Estado da Paraíba, a partir de pactuação firmada com o Ministério da Saúde.

O Ortotrauma possui 190 leitos, sendo 94 apenas na área de ortopedia e traumatologia. Em torno de 80% das cirurgias são ortotraumatológicas, mas são feitas, por exemplo, cirurgias gerais, torácicas e urológicas, entre outras.

Internamentos – No mês de agosto, o Complexo Hospitalar de Mangabeira registrou 605 internamentos, sendo 359 de pacientes residentes na Capital e 246 de outras localidades, ou seja, 41% dos pacientes vêm de outros municípios.

Diversos tipos de atendimento são realizados na unidade hospitalar. Com relação às consultas médicas, a estatística é de uma média de oito mil ao mês. Ainda são feitas mensalmente em torno de cinco mil consultas com profissionais de nível superior, como enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos. Também são realizados exames laboratoriais, radiografia, tomografia, ultrassom e endoscopia.

MaisPB

Leia Também