João Pessoa, 16 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde

Obra da UPA de Cruz das Armas será concluída próxima semana

Comentários: 0
publicado em 16/09/2016 às 10h09
atualizado em 16/09/2016 às 10h46

As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Armas serão finalizadas na próxima terça-feira (20), seis meses antes do prazo previsto para a entrega, que terminaria em março de 2017. Ao todo, foram investidos R$ 6,3 milhões na construção da estrutura, que terá capacidade para atender cerca de 250 pessoas por dia.

De acordo com informações da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), 30% do valor empregado na construção da UPA de Cruz das Armas foram oriundos dos cofres da Prefeitura da Capital. Com uma área de 2,5 mil metros quadrados, a UPA tem 15 leitos, sendo três de sala vermelha (para pacientes em estado grave), seis de sala amarela (cuidados intermediários), três de pediatria e dois de isolamento.

A estrutura ainda é composta por seis consultórios, sendo quatro para médicos clínicos e dois pediátricos; salas para classificação de risco, raio x medicação e inalação; laboratório de análises clínicas, farmácia, central de material e esterilização, almoxarifado e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O prédio conta ainda com um estacionamento no subsolo exclusivo para os funcionários.

200 mil beneficiados – Localizada na Avenida Cruz das Armas, a estimativa é de que a UPA beneficie 200 mil pessoas da zona Oeste da cidade. Para isso, a estrutura disponibilizará atendimentos de urgências clínica e pediátrica 24 horas, realizando exames laboratoriais e radiológicos.

A infraestrutura contará com uma equipe formada por médicos clínicos gerais e pediatras, enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, maqueiros, recepcionistas, auxiliares administrativos e serviços gerais.

Para o secretário de Saúde do município, Adalberto Fulgêncio, o novo equipamento é mais uma unidade essencial para a rede de urgência e emergência. “É um centro que organiza os atendimentos dos serviços de saúde, realizando o atendimento pré-hospitalar e fazendo os encaminhamentos necessários dos pacientes”, afirmou.

UPAs – Em agosto de 2014, foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento Célio Pires de Sá, no bairro Valentina Figueiredo, que realiza aproximadamente 400 atendimentos ao dia. A população de João Pessoa conta ainda com a UPA Oceania, localizada em Manaíra.

Outras duas novas Unidades de Pronto Atendimento estão em fase de licitação. Uma no bairro do Geisel e outra nos Bancários.

MaisPB

Leia Também