João Pessoa, 19 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
posicionamento

Artur Filho critica Temer por tirar gestão de verbas da seca dos governadores

Comentários: 0
publicado em 19/08/2016 às 11h15
atualizado em 19/08/2016 às 08h17
Deputado Artur Filho, do PRTB

“O momento atual do Brasil é de união e não de perseguição. Avalio que a decisão do presidente Temer de retirar a gestão dos recursos contra seca dos governadores não condiz com a atual conjuntura política nacional que precisa de mais convergência e diálogo”, afirmou o deputado estadual Artur Filho (PRTB), lembrando que a decisão afetará diretamente a Paraíba, já que o governador Ricardo Coutinho é oposição ao atual governo.

A medida atingiu todos os estados do Nordeste, já que transfere dos chefes do  executivo para as regionais do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) a gestão dos recursos contra a seca, cancelando um acordo celebrado pela então presidente Dilma Rousseff, que destinava aos governadores a responsabilidade pela gestão desses recursos.

Para o parlamentar, além de tirar a gestão dos recursos e o poder de decisão dos governadores, a medida pode comprometer a celeridade da assistência aos municípios atingidos pela estiagem. “Os governadores sabem onde precisam agir, onde há mais urgência de ações, já têm mapeado os municípios mais necessitados e já estavam com as ações encaminhadas e essa transferência de gestão pode atrasar o atendimento à população que tem urgência já que se trata de algo vital para a vida que é água”, afirma Artur.

O Nordeste enfrenta o quinto ano de seca consecutivo e a maior parte dos mananciais já secou. “Na Paraíba, a situação é de calamidade. Muitos municípios estão com os reservatórios secos, sendo abastecidos com carros pipa e outros enfrentam rigorosos racionamentos para adiar um iminente colapso no abastecimento, caso não chova nos próximos meses”, destaca Artur, lembrando que esses recursos são destinados para obras emergenciais, como a construção de adutoras, barragens, perfuração e instalação de poços artesianos, entre outras ações.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas