João Pessoa, 23 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Homenagem

ALPB concede Título de Cidadão Paraibano a coronel do Exército

Comentários: 0
publicado em 23/05/2016 às 14h51

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou Sessão Especial, na manhã desta segunda-feira (23), para concessão do Título de Cidadão Paraibano ao comandante do 15º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, coronel Marcos Augusto Costa Bastos. De acordo com o deputado João Gonçalves, propositor da matéria, o coronel é merecedor do título pelos relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba, através de ações sociais e educacionais em todo o Estado.

A Sessão Especial aconteceu no Plenário Deputado José Mariz, na ALPB, e contou também com a presença do deputado Ricardo Barbosa.

Ainda de acordo com o deputado João Gonçalves, o homenageado desempenha papel exemplar fazendo com que as atividades administrativas e militares tornem-se sempre fecundas em seu batalhão. “O que se reconhece do coronel Marcos Augusto Costa Bastos é mais um atestado para justificar a honraria que lhe concedemos com honra e imenso orgulho”, declarou o parlamentar.

O deputado João Gonçalves explicou também que o título de cidadania paraibana é concedido a pessoas que contribuem de alguma maneira com o Estado da Paraíba e com os paraibanos. O  Comando do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado no bairro de Cruz das Armas, onde nasceu o deputado, tem prestado relevantes serviços aos pessoenses e paraibanos, sobretudo nessa época de secas, com a Operação Carro-Pipa, justifica o parlamentar.
“Os militares coordenam a Operação Carro-Pipa na Paraíba além de outras ações sociais que o coronel Marcos Augusto tem realizado aqui desde 2014”, destaca João Gonçalves.

O coronel Costa Bastos revelou que a homenagem é um reconhecimento também ao Exército. “É com muito orgulho que recebo esse título de cidadão paraibano. Pelo trabalho que o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou em prol do Estado da Paraíba ajudando no combate à seca, na segurança de eventos, então fico orgulhoso em receber o título de uma terra que tem tantos vultos importantes a exemplo de Ariano Suassuna, José Lins do Ego, dentre outros”. Natural do Rio de Janeiro, o comandante afirmou ainda que ele e sua família se adaptaram rápido ao Estado que tem pessoas hospitaleiras.

O homenageado faz parte da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), do Exército Brasileiro, e graças ao empenho e trabalho realizado recebeu várias condecorações como forma de reconhecimento por suas atividades pelo mundo, a exemplo da Medalha das Nações Unidas, Medalha dos 50 Anos das Forças de Paz da ONU – Noruega; Medalha da Ordem Militar e Hospitalaria de São Lázaro de Jerusalém – França; e a Medalha de Segurança, Defesa e Integração Regional – Guatemala.

No Brasil, o coronel Costa Bastos comandou o 4º Pelotão de Polícia do Exército, foi instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e foi comandante da Companhia Comando da Brigada de Forças de Paz no Haiti. Há dois anos morando na Paraíba, o coronel comandou o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado e atuou na formação de mais de 500 soldados paraibanos, além de apoiar diversas atividades culturais na cidade de João Pessoa por intermédio da Banda de Música do Batalhão.

O militar também coordena no estado o Projeto Rondon, onde mais de 300 universitários das regiões Centro-Sul do país auxiliam a população de 15 municípios paraibanos. O coronel também está à frente da Operação Carro Pipa, que atua em mais de 40 municípios da Paraíba.

Durante a solenidade foi realizada uma homenagem póstuma ao brigadeiro Antônio Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro. Também prestigiaram o evento o comandante do Batalhão Policial de Trânsito da Polícia Militar, coronel Almeida Martins; do superintendente da ABIN na Paraíba, Bruno Farias; do representante da Liga da Defesa Nacional da Paraíba, João Lopes Araújo Júnior; presidente da Associação dos Oficiais da Reserva, tenente Bento Pereira; do diretor do Tribunal Regional do Trabalho, Walter Azevedo; além de amigos familiares do coronel Costa Bastos.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas