João Pessoa, 22 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
neste domingo

Três detentos são encontrados carbonizados em presídio no Ceará

Comentários: 0
publicado em 22/05/2016 às 15h03
atualizado em 23/05/2016 às 05h57

Três presos foram encontrados mortos neste domingo (22) na Unidade Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal (antiga CPPL Carrapicho), em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. A informação foi confirmada pela titular da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Socorro Portela.

Os corpos foram encontrados carbonizados nesta manhã, no interior do presídio. Equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e DHPP estiveram na unidade realizando as primeiras investigações e confirmaram os óbitos.Os corpos foram recolhidos do local, mas a identificação das vítimas e os autores dos homicídios não foram divulgados pela polícia.

Com as três mortes, chegou a cinco o número de detentos mortos neste fim de semana. Os outros dois presos foram assassinados durante rebelião nos presídios do município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou, até o momento, somente a morte de dois presidiários. O órgão informou que está sendo realizado um levantamento para apurar todos os fatos. A pasta deve divulgar um balanço das ocorrência do fim de semana ainda neste domingo.

Greve e rebeliões
Os presos realizaram rebeliões em presídios do Ceará durante o sábado (21), enquanto os agentes penitenciários estavam de greve e as visitas foram suspensas. De acordo com a Polícia Militar, os detentos quebraram cadeiras, grades, armários e queimaram colchões.

Devido as rebeliões, a Sejus suspendeu as visitas a presos nas unidades  na Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal, em Cauaia, e nas CPPLs II, III e IV, em Itaitinga.  O Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) foi enviado aos locais para avaliar os prejuízos e os danos ao patrimônio.

Conforme a Sejus, o departamento irá contabilizar os estragos nestas unidades para que em seguida sejam iniciados os reparos. A pasta avaliou que rebeliões de “porte importante” aconteceram na CPPL I, II, II e IV, e no presídio feminino foi de “pequena porte”.

Os agentes penitenciários encerraram a greve neste domingo. A categoria aceitou a proposta de reajuste na Gratificação por Atividades e Riscos (Gaer), que era de 60%, para 100%. O reajuste será pago de forma escalonada: 10% em fevereiro de 2017, 10% em janeiro de 2018 e 20% em novembro de 2018.

O titular da Sejus, Hélio Leitão, criticou a decisão de greve dos agentes, defendendo que o estado não se negou a negociar com os profissionais. “O processo de negociação com a categoria dos agentes estava em franco curso. Decretaram o estado de greve mesmo assim, formulamos outra proposta, que veio a a ser rejeitada pela categoria”, declarou.

Ministério Público apura

O procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, determinou a instauração de procedimento investigatório, no início da tarde deste sábado, para apurar autoria e responsabilidades dos crimes de homicídio e danos ao patrimônio público no sistema penitenciário do Ceará. Segundo o Ministério Público, aconteceram “uma série de rebeliões”.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas