João Pessoa, 20 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Narcotraficante

Governo do México autoriza extradição de El Chapo para os EUA

Comentários: 0
publicado em 20/05/2016 às 15h55
atualizado em 20/05/2016 às 12h56

O Ministério do Exterior do México autorizou nesta sexta-feira (20) a extradição do narcotraficante Joaquín “Chapo” Guzmán aos Estados Unidos.

Em comunicado, o governo mexicano informa que atendeu aos dois pedidos de extradição que pesam sobre Guzmán: um deles de uma corte da Califórnia, por crime de introdução e distribuição de cocaína, e o outro do Texas, por homicídio.

A nota afirma também que o governo dos Estados Unidos proporcionou “garantias suficientes” de que não será aplicada a pena de morte ao narcotraficante.

Líder do poderoso cartel de Sinaloa, El Chapo fugiu de dois presídios de segurança máxima e foi considerado, até sua recaptura, em janeiro, como o traficante de drogas mais procurado do mundo.

Ele agora está detido no Centro Federal de Readaptação Social Número 9, localizado no sul de Ciudad Juárez. Embora esta prisão não esteja classificada entre as de segurança máxima do México, tem uma área destinada a réus de alta periculosidade.

No último dia 9, um juiz do Conselho Federal Judiciário do México havia afirmado que a extradição de “El Chapo” poderia ser levada adiante, mas quem deveria dar a palavra final é o ministro do Exterior do país.

Na época, o juiz concordou que os requisitos legais do acordo de extradição feito entre os dois países e pedido pelos Estados Unidos foram cumpridos.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas