João Pessoa, 09 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nesta segunda-feira

PF realiza nova fase da Operação Zelotes na PB e mais 3 estados

Comentários: 0
publicado em 09/05/2016 às 08h37
atualizado em 09/05/2016 às 08h33
Foto ilustrativa (internet)

A Polícia Federal iniciou na manhã desta segunda-feira (9) uma nova fase da Operação Zelotes,  que investiga suposto esquema de venda de medidas provisórias e também fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e uma condução coercitiva em um condomínio de luxo, localizado no bairro do Altiplano, em João Pessoa (PB).

A operação desta segunda ocorre também no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Pernambuco. Cerca de 30 mandados judiciais devem ser cumpridos. Não há mandados de prisão, apenas de busca e apreensão e de condução coercitiva, que ocorreu na Paraíba.  A pessoa conduzida pela PF para prestar depoimento seria um advogado.

Um dos principais alvos desta etapa é a empresa Cimento Penha, suspeita de ter comprado decisões do Cart. O órgão é uma espécie de tribunal administrativo onde empresas recorrem de multas aplicadas pela Receita.

A última fase da Zelotes, deflagrada em fevereiro, teve com um dos principais alvos o grupo siderúrgico Gerdau. A suspeita é que o grupo, com atividades em 14 países, tenha tentado interferir no Carf no pagamento de multas que somam R$ 1,5 bilhão.

Na época, a empresa divulgou nota em que afirmou que colabora integralmente com as investigações da Polícia Federal e que não concedeu qualquer autorização para que seu nome fosse utilizado em pretensas negociações ilegais.

MaisPB com G1

Leia Também