João Pessoa, 02 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SERVIÇO PREJUDICADO

Pedro denuncia atrasos na liberação de medicamentos

Comentários: 0
publicado em 02/05/2016 às 13h46
atualizado em 02/05/2016 às 11h05

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) denunciou o atraso e a burocratização dos serviços da Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa) que prejudica a liberação de medicamentos essenciais para o tratamento da mucopolissacaridose, conhecida por MPS. Segundo o deputado, os remédios são doados por um laboratório dos Estados Unidos.

“Trata-se de medicamentos que são doados para dar sequência ao atendimento de pessoas portadoras de mucopolissacaridose, uma doença rara que enfrenta extrema desassistência em nosso País, e o pouco que ainda se consegue, o pouco que se conquista ainda sofre retaliação de setores das repartições públicas. A Anvisa precisa desburocratizar urgentemente esse procedimento. Não dá mais para brincar com vidas”, afirmou Pedro, durante o pronunciamento feito na Câmara dos Deputados.

O parlamentar citou dois casos de pacientes que necessitam desse medicamento para viver. “São casos de pacientes que se multiplicam no Brasil inteiro: André e Isaac, que recebem aquela medicação semanalmente, ficaram três ou quatro semanas sem esse atendimento, por conta de uma inoperância da Anvisa. Isso não pode acontecer”, denunciou.

Pedro Cunha Lima deixou registrado também o posicionamento de extrema indignação e revolta com a posição do órgão, que segundo ele, brinca com vidas e retalia, revelando extrema insensibilidade diante da luta de pessoas que não podem lidar com esse tipo de barreira.

“Reforço que é preciso simplificar urgentemente o procedimento da Anvisa para que uma doação de um laboratório dos Estados Unidos não passe por tantas dificuldades até achegar a quem mais precisa”, finalizou.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas