João Pessoa, 21 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FERIADO EM jp

Defesa Civil e serviços essenciais são mantidos

Comentários: 0
publicado em 21/04/2016 às 08h31
atualizado em 21/04/2016 às 07h47

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) não terá expediente nesta quinta-feira (21) por conta do feriado nacional de Tiradentes. Apesar disso, os serviços considerados essenciais estão garantidos, como o da Defesa Civil, que estará em alerta durante todo o dia monitorando toda a cidade e as áreas consideradas de risco em virtude das chuvas. A coleta de resíduos sólidos, realizada pela Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), hospitais e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), também estão mantidos.

Por ser um feriado nacional não é necessária a publicação de portaria da Secretaria de Administração (Sead) informando sobre a interrupção do expediente. Na sexta-feira, o expediente será retomado em toda a prefeitura. Ao final do expediente desta quarta-feira (20), os veículos oficiais devem ser recolhidos às suas secretarias de origem ou ao estacionamento do Centro Administrativo Municipal (CAM) e só poderão ser retirados na manhã da sexta-feira.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, o monitoramento das áreas de risco é constante e nestes dias está sendo intensificado. “Estamos sempre em alerta e não será diferente durante o feriado, realizando um trabalho preventivo e atendendo aos moradores das áreas de risco no caso da ocorrência de chuvas”, afirmou. Ele destacou que em virtude deste trabalho feito pelo projeto ‘João Pessoa em Ação’, não foram registrados desabamentos de barreiras ou de famílias desabrigadas nas últimas chuvas.

João Pessoa em Ação – O programa tem como finalidade primeira administrar preventivamente os desastres e a gestão de risco, em vários pontos da cidade. Entre as intervenções realizadas podemos citar: demolição de residências, poda de árvores, desassoreamento de rios, lineamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, além de assistência social.

O João Pessoa em Ação conta com a mobilização de diversas secretarias da administração municipal, a exemplo das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

Serviço – Em casos de desastres como quedas de árvores, deslizes de barreiras, desabamentos e alagamentos, a população pode entrar acionar gratuitamente os serviços da Defesa Civil por meio do telefone 0800 285 9020 que funciona nas 24 horas do dia.

Feriado nacional – O dia consagrado a Tiradentes, 21 de abril, é um feriado nacional, portanto não é considerado como ponto facultativo. De acordo com a Lei n° 8.805 de 23 de maio de 1999, os feriados municipais de João Pessoa são a Sexta-feira Santa, o dia 24 de Junho (véspera de São João), 5 de Agosto (aniversário da cidade) e 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas