João Pessoa, 13 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PROTESTO

Polícia da Macedônia volta a lançar gás lacrimogêneo contra migrantes

Comentários: 0
publicado em 13/04/2016 às 08h43

A polícia da Macedônia lançou hoje (13) gás lacrimogêneo e granadas com gás de pimenta contra uma centena de migrantes que se manifestavam ao longo da fronteira com a Grécia, três dias depois de incidentes semelhantes terem deixado dezenas de feridos.

Segundo um repórter da agência France Presse, a polícia lançou o gás quando cerca de 100 migrantes forçavam a vedação de arame farpado em protesto contra o fechamento da fronteira da Macedônia.

A centenas de metros, do lado da fronteira da Macedônia ocorria uma visita oficial dos presidentes da Macedônia, Gjorge Ivanov, da Croácia, Kolinda Grabar Kitarovic, e da Eslovênia, Borut Pahor, ao Centro de Acolhimento de Migrantes de Gevgelija.

Quando começaram os incidentes, cerca de 40 policiais gregos se posicionaram entre a vedação e os migrantes e os disparos de gás lacrimogêneo pararam rapidamente, segundo o jornalista. Os migrantes continuaram o protesto.

No domingo (10), pelo menos 260 migrantes ficaram feridos quando a polícia da Macedônia lançou gás lacrimogêneo contra centenas de migrantes que tentaram forçar a vedação.

A organização não governamental Médicos Sem Fronteiras disse ter atendido migrantes com ferimentos provocados por balas de borracha, mas o governo da Macedônia negou a utilização desse tipo de projétil

Os incidentes de domingo foram condenados por Atenas, mas Skopje responsabilizou as autoridades gregas, acusando-as de passividade diante da tentativa dos migrantes de derrubar a vedação.

Apesar das múltiplas saídas para centros de acolhimento feitas desde domingo, 10.600 pessoas permaneciam hoje no campo improvisado de Idomeni, do lado grego da fronteira.

Agência Brasil

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas