João Pessoa, 09 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
após investigações

Bélgica prende sexto suspeito por atentados em Bruxelas

Comentários: 0
publicado em 09/04/2016 às 11h05
Policiais belgas participam de operação neste sábado (9), em Etterbeeck, perto de Bruxelas, na Bélgica. (Foto: Yves Herman/Reuters)

A Bélgica prendeu mais um suspeito dos atentados que aconteceram em Bruxelas, em 22 de março. Ele é o sexto suspeito preso pelas autoridades belgas nos últimos dias. Segundo um porta-voz da Procuradoria Federal, ele foi preso na sexta-feira (8) durante uma operação da polícia sobre os atentados na capital belga.

De acordo com o canal VRT, o sexto suspeito é um cidadão de Bruxelas condenado durante um processo contra o pequeno grupo islamita Sharia4Belgium na Antuérpia.

A investigação prossegue e, de acordo com o canal de língua francesa RTBF, uma importante operação aconteceu em um depósito do bairro de Etterbeek, na capital Bruxelas.

Algumas pessoas foram impedidas de retornar para suas casas.

Outros presos
Na sexta, a polícia belga anunciou a prisão de cinco homens, incluindo Mohamed Abrini suspeito-chave dos atentados de Paris.

A detenção Abrini, e de outros quatro suspeitos, confirma o estreito vínculo entre os atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris e os de 22 de março em Bruxelas.

Nos dois ataques, que deixaram o total de 162 mortos, muitos suspeitos eram procedentes do bairro de Molenbeek, na capital belga, entre eles Abdelhamid Abaaoud, que teve um papel chave em Paris, e Salah Abdeslam, detido em 18 de março.

Abrini era objeto de uma ordem de detenção europeia desde 24 de novembro, como o segundo homem mais procurado pela polícia após os atentados na capital francesa.

Mohamed Abrini, suspeito de colaboração logística nos atentados de Paris, pode ser o “terceiro homem” nas explosões do aeroporto de Bruxelas-Zaventem, popularmente conhecido como o “homem de boné”, que fugiu depois do atentado. A Procuradoria Federal informou que a hipótese não foi confirmada.

Um investigador, citado pelo jornal La Libre Belgique, expressou dúvidas se o detido seria o “homem de boné”, levando em consideração o tipo físico de Abrini.

Poucas horas antes da detenção de Abrini, a polícia prendeu outros dois indivíduos, um deles identificado como “Osama K.”.

Os investigadores suspeitam que Osama K., conhecido como ‘Naim Al-Ahmed’, pode ser a pessoa filmada pelas câmeras de segurança do metrô Bruxelas quando conversava com Khalid El-Bakraoui antes que este último detonasse a carga explosiva junto ao corpo na estação de Maalbeek em 22 de março, no coração do bairro europeu da capital belga.

O suspeito identificado como Osama K. pela justiça seria, segundo a imprensa belga, Osama Krayem, um sueco nascido em 1992 e morador de um bairro popular de Malmö.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas