João Pessoa, 04 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
POR JORNALISTAS E LEITORES

Ministra Cármen Lúcia é ‘Personalidade do Ano’ no Prêmio Faz Diferença

Comentários: 0
publicado em 04/02/2016 às 17h54
Ministra Cármen Lúcia

A ministra Cármen Lúcia, atual vice-presidente do STF – Supremo Tribunal Federal, foi escolhida a “Personalidade do Ano” na 13ª edição do Prêmio Faz Diferença O Globo, em função da contundência de seu voto em favor da liberdade de expressão na análise que derrubou a exigência de autorização prévia para a publicação de biografias no Brasil.

O prêmio Faz Diferença é uma iniciativa do jornal O Globo, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que reconhece o trabalho e o talento de brasileiros que fizeram história em suas áreas de atuação e serviram de inspiração para melhorar e mudar o país.

Os vencedores das 17 categorias, que acabam de ser anunciados, foram escolhidos por um júri composto por votos dos jornalistas do Globo e dos vencedores do último ano, além dos votos dos leitores no site do Globo.

Este ano o Prêmio chega à sua 13ª edição. A exemplo das edições anteriores, numa primeira etapa, os jornalistas de cada uma das seções do Globo indicaram as três pessoas, empresas ou instituições que mais se destacaram nas páginas do jornal em 2015, pela atuação em suas áreas. São elas: País, Rio, Economia, Mundo, Esportes, Sociedade/Sustentabilidade, Sociedade/Ciência e Saúde, Educação, Segundo Caderno/Prosa, Segundo Caderno/+TV, Revista O Globo, Ela, Segundo Caderno/Música, Segundo Caderno/Teatro, Segundo Caderno/Cinema, Segundo Caderno/Artes Visuais. A Firjan, que patrocina o prêmio, indicou, para a categoria Desenvolvimento do Rio, as três empresas que mais conseguiram aliar visão de negócios, respeito aos funcionários e ao meio ambiente, e ênfase em projetos sociais. Na segunda etapa, os leitores puderam participar da escolha dos vencedores, votando pela internet.

A escolha da Personalidade do Ano é feita por um júri especial formado por cinco jornalistas do Globo (Aluizio Maranhão, Ancelmo Gois, Ascânio Seleme, Merval Pereira e Míriam Leitão) e pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Ascânio Seleme, diretor de redação do Globo, destaca o principal diferencial da iniciativa: “Este é um prêmio especial porque é dado por jornalistas. Todos os indicados em cada uma das categorias foram indicados por editores, repórteres e colunistas do Globo. Jornalistas são treinados para investigar, mexer, remexer, fuçar a vida alheia, as instituições públicas ou privadas, os governos. Por isso, acho conveniente prestar atenção quando eles se levantam para aplaudir pessoas que fizeram diferença positiva ao longo de um ano”, afirma.

A solenidade de gala para entrega dos troféus acontecerá em 23 de março de 2016 no Golden Room do Copacabana Palace, com apresentação dos jornalistas Miriam Leitão e Ancelmo Gois.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas