João Pessoa, 18 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DESDE DOMINGO

Chuvas acima da média põem Defesa Civil em alerta em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 18/01/2016 às 16h52
atualizado em 18/01/2016 às 13h54
Chuvas sempre alagam área da CBTU, no Centro

O verão é normalmente associado a dias ensolarados, alta luminosidade e muito calor, entretanto esse mesmo calor pode acabar provocando as chamadas chuvas de verão. Em João Pessoa, desde o último domingo (17) um grande volume de chuvas vem sendo registrado na cidade, colocando as autoridades em alerta para conter alagamentos e outros problemas acarretados pelo excesso de água.

“Chuvas fortes em janeiro são normais desde que o volume chegue até 50 mm, mas nas ultimas 24 horas, já ultrapassamos os 90 mm”, explica o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas devem continuar de maneira esparsa até a próxima quinta-feira (21).

Equipes da Defesa Civil já estão visitando diversas localidades consideradas problemáticas para detectar e prevenir possíveis problemas, mas até o momento nenhuma anormalidade foi encontrada. “Fizemos um intenso trabalho preventivo e estamos vendo agora os resultados. Temos algumas áreas tradicionalmente críticas, como nos Bancários e próximo a CBTU, mas não registramos maiores problemas”, explica.

A principal responsável pela falta de ocorrências de maior gravidade é a Operação ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’, que reúne ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade. O objetivo é justamente coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população em áreas consideradas de risco e com possíveis pontos de alagamento durante o período chuvoso.

A ação é coordenada pela Defesa Civil Municipal e envolve as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas