João Pessoa, 08 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DEPREDAÇÃO

Estátua de Mao Tsé Tung é danificada na China por motivos desconhecidos

Comentários: 0
publicado em 08/01/2016 às 14h27

Uma enorme estátua do líder comunista chinês Mao Tsé Tung apareceu parcialmente destruída na China, indicou nesta sexta-feira (8) um site de notícias próximo ao poder.

As imagens da estátua dourada de 37 metros de altura, erguida em meio a um campo da província de Henan (centro), deram a volta ao mundo esta semana.

O monumento, que representa Mao sentado, pensativo, em uma cadeira, foi finalizado em dezembro após nove meses de trabalho.

Mas pouco tempo depois de ter sido erguida, apareceu parcialmente destruída, segundo o site de informação People’s Net, próximo ao Partido Comunista, que indicou que os motivos desta destruição não são claros.

O site contou, no entanto, citando fontes midiáticas não especificadas, que a estátua não foi registrada nem aprovada pelo governo local, o que pode ter causado sua destruição.

Na internet circulam várias fotos – cuja autenticidade não pôde ser comprovada pela AFP – que mostram um buraco na parte traseira do busto de Mao.

As autoridades locais não puderam ser contactadas.

Segundo o site de notícias HMR.cn, a construção da estátua foi financiada por vários empresários locais e custou 3 milhões de iuanes (US$ 460 mil).

Fundador da República Popular da China em 1949, Mao, que faleceu em 1976, continua sendo uma figura respeitada na China, onde o Partido Comunista exerce uma censura rígida que permite ocultar algumas das decisões do Grande Timoneiro que deixaram milhares de mortos, desde o Grande Salto Adiante (1958-1962) até a década da Revolução Cultural, lançada em 1966.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas