João Pessoa, 28 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO SEGUNDO SEMESTRE

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica atinge 35,810 milhões

Comentários: 0
publicado em 28/12/2015 às 17h39
atualizado em 28/12/2015 às 14h58

Com ingresso de novos segmentos do varejo no segundo semestre, o número de notas eletrônicas emitidas ao consumidor chegou a 35,810 milhões até o mês de novembro, segundo dados do Núcleo de Análise e Planejamento de Documentos Fiscais da Receita Estadual.  De outubro para novembro, a emissão cresceu 7,05%, passando de 7,353 milhões para 7,871 milhões. A tendência é que no mês de dezembro, mês de atividade mais forte do varejo, as emissões batam novo recorde. Na Paraíba, 3.309 estabelecimentos do varejo já emitem a nova nota, serviço que reduz custo para as empresas e garante a recuperação da nota eletrônica no portal da Receita Estadual.

A obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e) foi iniciada em julho deste ano com as empresas varejistas com faturamento acima de R$ 25 milhões ao ano, mas três outros segmentos já ingressaram (postos de combustíveis/revendedores de gás, bares e restaurantes, lanchonetes, buffet, casas de chá, cantinas e similares e comércio de bebidas comércio varejista de bebidas da Paraíba, com faturamento acima de R$ 600 mil no ano).

VANTAGENS DA NFC-e – A implantação do novo serviço da NFC-e tem como objetivo reduzir os custos das empresas varejistas com a dispensa do uso de impressora fiscal ECF (Emissor do Cupom Fiscal), pois cria a possibilidade de abrir novos caixas de pagamento com impressoras não fiscais. A flexibilidade de imprimir o cupom fiscal por qualquer impressora sem a obrigatoriedade de ser fiscal gera uma economia de 30% nos custos para as empresas varejistas.

Já para o consumidor, além da compra ficar mais simplificada, dará acesso aos documentos fiscais, que ficarão arquivados de forma eletrônica no Portal da SER-PB, que garante autenticidade de sua transação comercial e mantém a recuperação do cupom fiscal a qualquer momento. Ou seja, com a nova tecnologia, o consumidor passa a ter acesso à nota fiscal na hora que precisar, mas a empresa continua sendo obrigada a imprimir de impressoras convencionais o cupom fiscal.

ACESSO VIA QR-CODE – O consumidor também poderá consultar a nota no Portal. O código QR-Code será impresso no Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (DANFE NFC-e), que conterá mecanismo de autenticação digital, baseado em código de segurança fornecido pela SER-PB ao contribuinte.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas