João Pessoa, 22 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TERRORISMO

Autoridades francesas impediram atentado em Orleans semana passada

Comentários: 0
publicado em 22/12/2015 às 16h10

As autoridades francesas anunciaram nesta terça-feira (22) ter impedido um atentado contra as forças de segurança na semana passada na região de Orleans, no centro do país.

“Um projeto de atentado contra representantes da força pública na região de Orleans foi frustrado na semana passada pela DGSI”, serviços internos de inteligência, declarou o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, a policiais e gendarmes.

Duas pessoas foram interrogadas e acusadas em 19 de dezembro no âmbito deste caso, informou.

Segundo o ministro, tratam-se de dois franceses, “um de 20 anos, desconhecido dos serviços da polícia, e outro de 24 anos, conhecido por atos de delinquência”.

Fontes policiais em Paris informaram que os detidos eram de origem marroquina e togolesa, respectivamente.

Segundo Cazeneuve, ambos estavam “em contato com um jihadista francês presente na Síria sobre quem a investigação deverá determinar se era o cérebro dos ataques que um dos dois detidos admitiu ter projetado”. O atentado frustrado estava dirigido a “militares, gendarmes, policiais e representantes do Estado”.

“As detenções são o resultado do trabalho minucioso de nossos serviços de inteligência e eleva a dez o número de atentados frustrados em território nacional desde 2013”, assegurou o ministro.

Cazeneuve disse, ainda, que a França rejeitou a entrada de 3.414 pessoas no país desde os atentados de 13 de novembro, em Paris, que provocaram o estado de emergência.

Estas pessoas tiveram negada a entrada em território francês “devido ao risco que representavam para a segurança e a ordem pública”, explicou.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas