João Pessoa, 18 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CAMPINA GRANDE

Nelson Gomes anuncia Centro de Tecnologia da Informação

Comentários: 0
publicado em 18/12/2015 às 16h17
atualizado em 18/12/2015 às 13h28

A Câmara de Vereadores de Campina Grande aprovou  o projeto de lei de número 350/2015 de autoria do vereador Nelson Gomes Filho que institui o Centro de Tecnologia da Informação (CNTI) da Cidade  para prestar serviços de informática aos órgãos centralizados e descentralizados que integram a Administração Pública Municipal.

A Câmara Municipal define que o Centro atuará na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ou sucedânea, da Prefeitura Municipal. A Prefeitura poderá firmar convênios com órgãos governamentais e não governamentais. As despesas decorrentes da execução correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Segundo Nelson “estamos propondo a instituição do Centro de Tecnologia da Informação (CNTI) da Prefeitura Municipal de Campina Grande. O Centro deverá ser implantado na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal onde abrigará as diversas tarefas de informática, com desenvolvimento e manutenção de portais, sites, blogs, Lei de Acesso à Informação, e outros assuntos inerentes à Administração Pública”.

O projeto tem caráter autorizativo. Todas as atividades ligadas à informação digital da Prefeitura serão centralizadas e administradas pelo Centro. O setor inclui o CPD (Centro de Processamento de Dados), onde serão concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados da Prefeitura Municipal barateando custos e garantindo a segurança das informações do Poder Executivo Municipal. A exemplo da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA) o centro necessita ser criado com o propósito, de prestar serviços de informática aos órgãos centralizados e descentralizados que integram a Administração Pública Municipal. Terá a missão de modernizar a Administração Pública e aprimorar o atendimento à sociedade.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como finalidade promover o fortalecimento do patrimônio científico e tecnológico do Município, competindo-lhe executar as funções de planejamento, implementação, coordenação, supervisão e controle da política municipal de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, bem como promover e apoiar ações e atividades de incentivo à pesquisa científica, à criação de tecnologia adequada à região, à inovação tecnológica e ao ensino técnico, tecnológico e profissionalizante, visando o desenvolvimento local sustentado e com inclusão social.

O Centro de Tecnologia da Informação Desenvolverá projetos de TI (Tecnologia da Informação) para a Municipalidade em geral nas suas áreas de atuação sob a supervisão de técnicos da Prefeitura, podendo firmar convênios com órgãos da sociedade civil organizada.

Atuará, principalmente na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação. Campina Grande foi uma das primeiras cidades do Norte-Nordeste a receber um computador. A atração da grande quantidade de engenheiros e professores de Informática de outras regiões do Brasil e até de outros países (ação que marcou Campina Grande na década de 60), é apontada como um dos fatores a impulsionar esse tipo atividade na Rainha da Borborema. Um dos principais marcos aconteceu em 1968, quando a Rainha da Borborema foi a primeira cidade do Norte-Nordeste a receber um computador em universidade.

Passados 45 anos desde a chegada do IBM 1130, os especialistas e estudiosos continuam apontando Campina como uma cidade estratégica quando o assunto é vocação pelo pioneirismo e produção tecnológica. Essa foi a cidade que criou o primeiro curso de pós-graduação em informática na região. Não demorou para que a Rainha da Borborema se tornasse conhecida pela tradição em iniciativas inovadoras voltadas à tecnologia.

Campina Grande sedia um polo tecnológico que promove uma base produtiva diferenciada e mais competitiva no Estado e no país, cujos produtos ou serviços gerados são bem posicionados no mercado local e no exterior. Os dados do Cadastro Industrial da Paraíba, disponibilizados pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), mostram como a vocação para a tecnologia é um dos pontos que caracterizam a Rainha da Borborema.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas