João Pessoa, 16 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
conflito

Crianças iraquianas morrem afogadas em frente à costa da Turquia

Comentários: 0
publicado em 16/12/2015 às 09h24

Os corpos de dois filhos de refugiados iraquianos foram encontrados nesta quarta-feira (16) em frente à costa ocidental turca, na véspera de novas negociações sobre a crise migratória em Bruxelas entre países europeus e a Turquia.

As duas vítimas, de seis e dois anos, foram encontradas por pescadores turcos flutuando no mar Egeu, com os coletes salva-vidas, entre a região de Çesme (oeste) e a ilha grega de Quíos, indicou a agência de notícias Dogan.

Desde o início do ano, mais de 650.000 migrantes se aventuraram no mar desde a Turquia para alcançar as ilhas gregas do Egeu oriental e dali avançar à Europa central e do norte, segundo a ONU.

No mesmo período, mais de 500 pessoas, muitas delas crianças, perderam a vida tentando, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Na quinta-feira, o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, participará de uma minicúpula sobre a crise migratória com oito países da UE, entre eles a Alemanha, principal destino dos migrantes.

No fim de novembro, Ancara e Bruxelas concluíram um acordo que prevê uma ajuda europeia de 3 bilhões de euros à Turquia, que em troca se compromete a controlar melhor suas fronteiras e a cooperar na luta contra os traficantes que operam em seu litoral.

Na Turquia se encontram atualmente 2,5 milhões de refugiados sírios e iraquianos, que fogem da guerra em seus respectivos países.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas