João Pessoa, 22 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EDUCAÇÃO

Mais de 500 mil estudantes farão o Enade em todos os Estados do Brasil

Comentários: 0
publicado em 22/11/2015 às 08h56

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015 será aplicado neste domingo, 22, em todos os estados do Brasil. Com quatro horas de duração, as provas terão início às 12h. O objetivo é aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências. Participarão das provas 551.683 candidatos, matriculados em 1.760 instituições, e os portões serão abertos às 11h. A divulgação do boletim de desempenho dos participantes do exame está prevista para o segundo semestre do próximo ano. Já a consulta ao local de prova e o preenchimento do questionário do estudante devem ser feitos na página do Enade na internet.

Criado em 2004, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Os estudantes de bacharelado devem ter expectativa de finalizar a graduação até julho de 2016. Eles também precisam ter concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. Aqueles que fazem cursos superiores de tecnologia devem ter expectativa de conclusão até dezembro próximo, além de terem cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

O estudante que deixar o local de provas antes de uma hora do início da aplicação estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente. Ele estará sujeito às mesmas consequências daqueles que não comparecerem e também ficará em situação irregular. O participante terá permissão para deixar a sala com o caderno de questões somente três horas após o início do exame. Ou seja, a partir das 15h.

Cursos
Administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Também serão avaliados os alunos de cursos que conferem diploma de tecnólogo em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

MaisPB com Diário de Pernanbuco

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas