João Pessoa, 12 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LIMPEZA URBANA

Coleta Seletiva recolhe 70 toneladas no Bairro dos Estados

Comentários: 0
publicado em 12/11/2015 às 14h08
atualizado em 12/11/2015 às 11h13

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), através do Núcleo de Coleta Seletiva do Bairro dos Estados, coletou no mês de outubro 70 toneladas de resíduos, superando a expectativa inicial que seria de 50 toneladas. O aumento na coleta foi possível a partir de novas parcerias, aumento no número de catadores e de equipamentos. O próximo passo será a implantação da Coleta Seletiva no Bairro do Cristo Redentor.

O Núcleo de Coleta do Bairro dos Estados atende também ao bairro de Mandacaru e ao comércio da Avenida Epitácio Pessoa. Para aumentar a quantidade de material coletado, a Emlur firmou parceria com uma nova associação de catadores, a Ascare JP. A partir dessa união foi necessário haver um aumento no número de catadores de seis para 30, bem como da quantidade de carrinhos de coleta e do horário de coleta que passou a ser feita também no turno da noite.

“Os membros da Ascare receberam o Núcleo do Bairro dos Estados totalmente reformado, adequado as suas necessidades para o armazenamento dos materiais coletados”, informa Gilberto Felix, coordenador da Coleta Seletiva. Segundo ele, o prédio passou por uma reforma na parte elétrica, hidráulica, pintura e retelhamento e foram construídas bainhas para a separação dos materiais coletados. Além do local para o acondicionamento dos materiais coletados, o Poder Público, através da Emlur, disponibiliza equipamentos, fardamento (calça, camisa, boné e luvas), alimentação (almoço) e transporte.

A ampliação da Coleta Seletiva na Capital esá prevista no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), transformado em lei no final de 2014 – Lei 12.956/14. Segundo Lucius Fabiani, superintendente da Emlur, no primeiro semestre de 2015 cerca de 3 mil toneladas foram coletadas em toda João Pessoa, representando 2% do que é produzido na cidade. A meta é chegar a 6% com a reforma, ampliação e implantação de novas unidades até o final de 2016.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas