João Pessoa, 18 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
veja na Maistv

Como antecipado pelo MaisPB, PT deixa Cartaxo e fica com PSB

Comentários: 0
publicado em 18/09/2015 às 11h53
atualizado em 18/09/2015 às 12h55

Como antecipado pelo Portal MaisPB, na coluna do jornalista Heron Cid, o PT anunciou, no final da manhã desta sexta-feira (18), a saída do governo do prefeito Luciano Cartaxo, em João Pessoa (PB). A decisão foi tomada há poucos instantes durante reunião das Executivas estadual e municipal do partido na sede da legenda na Capital.

Neste momento, o presidente estadual do partido, Charliton Machado, concede entrevista coletiva a imprensa para formalizar o rompimento com Cartaxo, que ontem saiu do PT para se filiar ao PSD.

Na reunião de hoje, também ficou decidido que o PT continua na aliança com o PSB, do governador Ricardo Coutinho, que foi iniciada às vésperas das convenções para as eleições estaduais de 2014.

Veja coletiva na MaisTV

No início da coletiva, Charliton disse que a orientação é para que todos os filiados do PT que ocupem cargos na gestão municipal entreguem os cargos a Cartaxo. “Conclamamos a direção municipal do PT que imediatamente convoque uma ampla plenária de avaliação da nova conjuntara para decidir os rumos do PT na cidade em sintonia com as deliberações das instâncias superiores”, disse o presidente.

Confira abaixo resolução do PT

COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES-PB

A Comissão Executiva Estadual do PT – PB, reunida em 18 de setembro de 2015, em total sintonia com a Direção Nacional do Partido, em virtude da decisão política do Senhor Prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo Pires de Sá, em se desvincular dos quadros do PT, considerando:

a) A surpresa com que o partido foi tomado pelo ato de tamanha importância, agravando-se por sua escolha por um partido conservador, cuja política nega todo o seu discurso anterior;

b) O que representou a eleição de um Prefeito do PT em João Pessoa nos 35 anos de nossa história;

c) Que a vitória do projeto petista buscou o protagonismo político e a construção de uma cidade democrática, participativa e menos desigual. Não haveria candidatura, nem mandato de Luciano Cartaxo, não fosse o PT e a sua militância;

d) Que a grande maioria das políticas implementadas pelo Governo de João Pessoa são programas executados com recursos do Governo da presidenta Dilma – PT, a exemplo do Minha Casa Minha Vida, os CREI’s do Projeto Brasil Carinhoso, as UPAS, a Urbanização da Lagoa, as Escolas de Tempo Integral, etc
Resolve aprovar por UNANIMIDADE:

1 – Destacar a importância da unidade do movimento popular e de esquerda em apoio à continuidade do mandato da presidente Dilma, da defesa dos direitos da classe trabalhadora da democracia e da soberania nacional.

2 – Conclamar a militância petista a empreender um esforço coletivo no sentido de fortalecer o PT a partir de um grande movimento de reorganização partidária que priorize o debate politico ideológico, a valorização de suas instâncias e que qualifique nossas relações com base no programa partidário.

3 – Continuar acreditando em um modelo de relacionamento e organização politica com base no debate de ideias e convicções. Desta forma, DELIBERAMOS que todos os filiados e filiadas que estão compondo o Governo Municipal de João Pessoa entreguem seus cargos ao atual gestor;

4 – Não nos furtaremos a enfrentar o atual cenário, construindo diálogos e debates políticos com os partidos progressistas e do campo democrático e popular, buscando prosseguir nossa caminhada em coerência com nossas ideias e propostas do PT, iniciando no processo eleitoral de 2016.

5 – Por fim, conclamamos a Direção Municipal de Joao Pessoa que imediatamente convoque uma ampla plenária de avaliação da nova conjuntura avaliando e decidindo os rumos do PT em nossa cidade em sintonia com as deliberações das instancias superiores.

Cristiano Teixeira – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas