João Pessoa, 06 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
neste sábado

Sinfônica de João Pessoa toca Bach, Schumann e Sibelius

Comentários: 0
publicado em 06/08/2015 às 09h38

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) continua a série de concertos da temporada 2015 com Do Barroco ao Romântico. A apresentação, que será neste sábado (8), às 18h, comemorativo ao Dia dos Pais, faz um passeio cronológico pela contribuição de imortais da música, como Bach, Schumann e Sibelius, e terá regência do maestro titular e diretor artístico da orquestra, Laércio Sinhorelli Diniz. A entrada é gratuita.

A violista recifense Laila Campelo fará uma participação solo como convidada na segunda obra, o Concerto para viola e orquestra, de J.C. Bach. O concerto será realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), localizado na Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 193, Jaguaribe (antiga sede do Detran-PB). Desde março, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) firmou parceria com o TCE para utilizar as dependências do seu Centro Cultural como sede das apresentações oficiais.

A primeira peça do programa, Finlândia, Op. 26, de Sibelius, é um poema sinfônico composto em 1899 como um manifesto contra a crescente censura imposta pelo Império Russo, quando era comum os compositores trocarem o nome das peças para escapar do controle oficial. “A obra traz melodias crescentes e turbulentas, evocando a luta nacional do povo finlandês e, à medida que vai chegando ao final, o som sereno do hino da Finlândia é ouvido”, pontua o maestro Laércio Diniz.

Em seguida, vem o Concerto para viola e orquestra, de Bach, com participação de Laila Campelo. “Esta é uma das peças mais famosas do repertório violístico, com lindíssimas linhas melódicas”, pontua o maestro. Por último, a Sinfonia n° 3, de Robert Schumann, marco definitivo da carreira do compositor alemão.

“A apresentação da OSMJP é mais uma da Série Ariano Suassuna, que vem ocorrendo desde o início do ano. Reveste-se de uma homenagem ao Dia dos Pais, dentro da parceria vitoriosa firmada com o Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado. Ações como estas engrandecem a cultura paraibana e estão dentro das diretrizes traçadas pelo conselheiro Arthur Cunha Lima, presidente do Tribunal de Contas, no sentido de que o Centro Cultural seja um elo entre o TCE-PB e a sociedade”, ressalta o diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho.

MaisPB

Leia Também