João Pessoa, 25 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
golpistas

RegiãoNordeste lidera fraudes em compras com cartão na internet no Brasil

Comentários: 0
publicado em 25/07/2015 às 08h40
atualizado em 25/07/2015 às 09h25

Os golpistas da internet estão de olho no seu cartão de crédito. Por isso, todo cuidado é pouco. Uma pesquisa de uma empresa especializada em combater os crimes virtuais mostra que de cada 100 compras online, os criminosos tentam fraudar quatro.

Vídeo games, televisões, livros… Hoje, quase todos os produtos estão ao alcance de alguns cliques. Só no ano passado, o comércio eletrônico movimentou R$ 40 bilhões no país. Isso
sem contar vendas de passagens aéreas e serviços em geral.

O problema é que nem todo esse dinheiro chegou ao varejo. Quase 4%, R$ 1,5 bilhão, representam fraudes ou tentativas de golpe. O levantamento mostra que o Nordeste é a região do Brasil onde esses golpes mais acontecem (7,18%). O menor índice está na região sul (2,10%).

O fraudador busca conseguir as informações bancárias da vítima. “Basicamente, as informações, principalmente as informações do cartão de crédito, são o insumo principal para esse fraudador executar a fraude. Ele precisa das informações do cartão de crédito”, diz o gerente de estatística da ClearSale, Omar Jarouche.

Os golpistas da internet têm várias formas de conseguir os números do cartão de crédito dos clientes. Uma delas é criar páginas falsas de grandes lojas ou enviar e-mails, também em nome dessas lojas, com ofertas sedutoras. Basta o comprador digitar os dados do cartão para ser mais uma vítima das quadrilhas que agem na rede.

Foi o que aconteceu com o gerente de pesquisa de mercado José Tadeu Montone. Acostumado a fazer compras pela internet, ele percebeu que havia sido vítima de um golpe quando a fatura do cartão chegou com o dobro do valor que ele está habituado a pagar.

Os produtos mais procurados pelos fraudadores são os games e os celulares, porque são caros e fáceis de vender. Para o especialista, o comprador pode se proteger com cuidados bem simples.

“Quando entrar no site, ficar atento à barra de endereços, olhar se o nome do site é aquele mesmo que foi citado. Ficar muito atento também a e-mails falsos, que são os coisas que levam a esses sites piratas”, aconselha Omar Jarouche.

Globo

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas