João Pessoa, 16 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
de 5 a 9 de agosto

João Pessoa sedia Olimpíada Brasileira de Robótica

Comentários: 0
publicado em 16/07/2015 às 08h48

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes será, por mais um ano, a sede da IX Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa Paraíba. O evento acontecerá no período de 5 a 9 de agosto, no espaço expositivo da Estação das Artes Luciano Agra, prédio ao lado. A abertura do evento será nesta quarta-feira (5), às 8h com entrada gratuita para o público.

O evento, que irá reunir 328 equipes, tem o objetivo formar alunos das escolas públicas e particulares de João Pessoa (PB) e demais municípios da região. A Paraíba, pela segunda vez consecutiva, foi à região com mais número de inscritos, perdendo apenas para São Paulo.

“Estamos surpresos com o crescimento da Olimpíada Brasileira de Robótica no estado da Paraíba durante todas últimas edições. O evento possui uma grande importância para educação em nosso país, porque estimula os alunos a desenvolver e programar robôs estimulando-os a seguirem essa área”, comentou o coordenador local da Olimpíada, Fagner Ribeiro.

Estão inscritas para competição 328 equipes, sendo 134 nível I e 194 do nível II, formadas por quatro alunos cada. Durante toda semana de evento serão realizadas quatro eliminatórias, nos dias 5, 6, 7 e 8. Em cada dia de competição serão classificadas sete equipes do nível I e sete do nível II contabilizando assim 56 equipes para competir na final estadual que acontece no domingo, dia 9 de agosto.

A diretora geral da Estação Cabo Branco, Mariane Góes, disse que o evento cresce a cada ano, o que demonstra a adesão do público e das escolas. “Nesta edição tivemos que prolongar os dias de competição devido ao número de inscritos que foi bem maior comparado ao ano passado”, comentou Marianne Góes.

Premiação – Os três primeiros participantes da OBR que se destacarem na modalidade prática no dia de sua eliminatória receberão medalhas. As medalhas serão entregues em cerimônia de premiação no local do evento, logo após a apuração dos vencedores. Haverá ainda prêmios extras para melhor estreante, melhor escola pública, escola particulares, prêmio extra robustez (robô mais robusto da competição), inovação (robô com algum processo inovador), elegância (robô mais bonito e melhor acabado) e prêmio dedicação (que mais se dedicou, ajudando a si própria, bem como outras equipes, a superarem desafios ao longo da competição regional).

O que é a OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica (tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens) para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR se destina a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas