João Pessoa, 28 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
no Kuwait

Motorista que levou autor de atentado a mesquita é preso

Comentários: 0
publicado em 28/06/2015 às 09h43
atualizado em 28/06/2015 às 08h24

O Kuwait prendeu neste sábado (27) o motorista do veículo que levou o homem-bomba até a mesquita xiita alvo de atentado nesta sexta-feira que deixou 27 mortos, informa a agência estatal KUNA.

O motorista de um carro de marca japonesa, que saiu da mesquita imediatamente depois da explosão, é um residente ilegal chamado Abdul-Rahman Sabah Aidan, de acordo com o ministro do Interior do país, citado pela agência.

A explosão aconteceu na mesquita de Al Imam al Sadeq da cidade de Kuwait. Mais de 200 ficaram feridas, segundo o Ministério do Interior.

O grupo jihadista sunita Estado Islâmico (EI) reivindicou este atentado, assim como já fez em outros casos de ataques contra mesquitas xiitas na Arábia Saudita e no Iêmen.

Em um comunicado, a “Província de Najd”, que se manifestou recentemente como a facção saudita do EI, afirma que um “camicase” (alguém que se suicida em ataque a um inimigo), Abu Suleiman al Muwahhid, realizou o atentado contra uma mesquita “que promovia o ensinamento xiita entre a população sunita”.

A “Província de Najd” reivindicou em maio dois atentados contra xiitas na Arábia Saudita.

No final de maio, o emir do Kuwait pediu aos países muçulmanos que intensifiquem a luta contra o extremismo, durante uma conferência pan-islâmica dedicada a coordenar os esforços contra os grupos jihadistas.

Outros dois atentados terroristas foram realizados nesta sexta.

Na França, uma pessoa invadiu de carro uma usina de gás em uma área industrial perto de Lyon, causando uma explosão. Duas pessoas ficaram feridas, e um corpo decapitado foi encontrado no local. Três pessoas suspeitas de envolvimento foram presas.

Na Tunísia, 39 pessoas morreram no ataque a um hotel na cidade de Sousse. Tiros foram ouvidos no local, e o atirador teria morrido. Pelo menos 15 das vítimas eram britânicas. O ataque também foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas