João Pessoa, 19 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Os sinais dos girassóis para Cartaxo

Comentários: 0
publicado em 19/04/2015 às 15h44
atualizado em 19/04/2015 às 13h12

O seguro morreu de velho, já receita o adágio popular. Se eu fosse o prefeito Luciano Cartaxo não esperaria um milésimo pela renovação da aliança com o grupo do governador Ricardo Coutinho. Se quiser chegar em 2016 com competitividade e força para se reeleger, o petista tem que trabalhar desde já com o cenário do enfrentamento com uma candidatura ungida pelo jardim girassol.

Os sinais são discretos, mas suficientes para assimilação por qualquer neófito político. Não bastasse a pública escusa do PSB, partido do governador apoiado pelo PT em 2014, em participar da gestão municipal petista, num cristalino desdém, partidos da base do governo se postam contra o projeto de Cartaxo.

Os últimos, PSL de Tião Gomes e o Democratas do clã Morais, não tiveram qualquer constrangimento, pudor ou parcimônia de adiantar a total indisposição de embarcar nos mares de 2016 no oceano da reeleição do atual prefeito. Poderiam ter esperado os acontecimentos e ao menos aguardado por uma sinalização mais pública do governador Ricardo Coutinho, o líder do grupo governista, e até evitarem o tema, por enquanto, sob o recorrente argumento de deixar a eleição para o ano da eleição.

Nada disso. Sem cerimônia, o PSL convida à filiação nada mais nada menos do que o vereador Lucas de Brito, combativo e destemido opositor na Câmara de João Pessoa, com a perspectiva, inclusive, de abrigar uma possível candidatura do jovem parlamentar ao mesmo cargo que Cartaxo naturalmente pleiteará. Não fica por aí. O deputado Efraim Filho já mandou avisar, também: falta ao DEM o mínimo apetite de estar com Luciano. Como justificativa, jogou a decisão para a conjuntura nacional, onde seu partido vive como cão e gato com a legenda do prefeito pessoense.

Até os talhares do Palácio da Redenção sabem que tanto um quanto outro jamais se antecipariam a esse debate, com negativa pública contra o projeto de um aliado de 2014, se vissem entusiasmo e inclinação do líder girassol pelo projeto de Cartaxo. Pra bom entendedor, meia palavra basta.

Jabuti não… – Além do posto de comando do DEM, ao lado do pai, o ex-senador Efraim Morais, a postura de Efraim Filho tem uma carga e força simbólica ainda maiores.

…Sobe em árvore – O deputado democrata foi candidato a vice-prefeito, em 2012, na chapa de Estela Bezerra (PSB) e em 2014 aliado de primeira hora da reeleição de Ricardo Coutinho.

Ricardo estende a mão – Depois da reunião dos governadores e deputados nordestinos, o governo prepara um encontro específico de Ricardo com os 15 integrantes da bancada paraibana. “Está havendo uma distensão”, disse o secretário de Representação, Lindolfo Pires (DEM), inspirado no quórum de dez deputados presentes à reunião de Brasília.

Capítulos – A próxima agenda dos governadores do Nordeste será no vizinho estado do Rio Grande do Norte. Eles debatem os problemas da região, mais uma vez, dia 8, em Natal.

Centro – Até pela posição central de onde sentou na última reunião, Ricardo engoliu os colegas petistas Ruy Costa (Bahia), Wellington Dias (Piauí) e Camilo Santana (Ceará).

Mão dupla – Em ano de crise, a posição de articulador, pró-Dilma, do governador Ricardo Coutinho juntos aos colegas da região precisa render compensações do governo federal à Paraíba.

Recursos – Para marcar a nova gestão, Ricardo vai tentar entabular projetos e obras inéditos, pra não ficar só na continuação do primeiro governo, o que exige a participação federal.

Dívida – Entre as prioridades do segundo mandato, Coutinho tem o desafio de construir, em Campina Grande, um centro de convenções prometido no guia eleitoral de 2014.

Capacitação – A Ambev aplicará R$ 38 milhões na qualificação dos seus funcionários, em 2015. Os investimentos da Faculdade Ambev incluem o quadro da unidade de João Pessoa.

Cadeira pra… – Presença em todas as últimas campanhas, o PSOL paraibano pretende eleger seu primeiro vereador na Capital, um espaço que serviria de amplificador de suas bandeiras.

…Chamar de sua – Entre as opções com maiores chances na legenda, os irrequietos Renan Palmeira, ex-candidato a prefeito da Capital, e Tárcio Texeira, ex-candidato a governador.

Poço – O deputado Zé Aldemir (PEN) não esconde a mágoa com a prefeita Denise Oliveira (PSB) e do vice Júnior Araújo, de Cajazeiras, de quem esperava apoio integral em 2014.

Pergunta-se – Por onde anda o polêmico e destemido ex-deputado Major Fábio (PROS), que fez heróica campanha para governador em 2014, num cenário totalmente adverso?

PINGO QUENTE – “Eles não têm nada haver com isso”. Do ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, para quem o combate à corrupção é mérito do MP, PF e Justiça e não do PT, protagonista dos escândalos.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas