João Pessoa, 24 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: heroncid@gmail.com

Sim, pode ser aqui!

Comentários:
publicado em 01/05/2011 às 11h34

Quem é supersticioso acredita. A primeira pessoa vista no primeiro dia do mês influencia muito no decorrer dos nossos 30 dias. Embora não compartilhe dessas crendices e simpatias, vou pelo menos começar maio com boa notícia para torcer que este seja um mês alvissareiro e cheio de perspectivas.

Através de fonte do Ministério das Relações Exteriores, a coluna recebeu a confirmação do encontro privado entre Dilma e o presidente da Foxconn, senhor Terry Gou, ocasião em que este anunciou a intenção de expandir a gigante asiática no Brasil com investimentos na ordem de 12 bilhões de dólares em cinco anos.

Terry, o bam bam bam da fabricante de componentes eletrônicos, sinalizou interesse de montar uma fábrica de thin film transistor, geração 8.5, construir uma cidade-fábrica, produzir o Iphone e o Ipad, o que nos tornaria o primeiro país com produção da Apple fora da China. A Foxconn já tem empresas em Jundiaí e Manaus.

Após a campanha da coluna, a assessoria do senador Vital Filho fez contato com uma das executivas da empresa em Manaus. Inicialmente, Ana Maria Túlio revelou que a Foxconn pretende se instalar em São Paulo, mas ponderou que a fabricante pode escolher outro Estado, admitindo inclusive a transferência da filial da capital amazônica.

Ela questionou o interlocutor sobre o que a Paraíba tem a oferecer. Pergunta que a gente deve responder perguntando: O que a Foxconn quer pra ser nossa?

Projeto – Por isso, é de bom alvitre que as autoridades paraibanas se articulem no sentido de conhecer quais são as condições exigidas pela Foxconn para se instalar por aqui.

Atrativos – Governo e prefeituras de João Pessoa e Campina Grande devem formatar documento de apresentação dos atrativos tecnológicos e fiscais que o nosso Estado pode ofertar.

Razoabilidade e questionamentos da greve –
Professor, que pede anonimato, questiona: “Apesar dos cortes, o repasse da UEPB supera e muito o FPM de Campina. Estes não prejudicaram o pagamento do empréstimo de R$ 65 mi, contraído ano passado. O salário inicial de doutor permanece inalterado. “Nem sequer cogitam contestação jurídica, que deveria ser o primeiro embate”.

Revelação – Logo após a pirotécnica audiência com o governador Ricardo Coutinho, o prefeito Veneziano Vital saiu fumaçando pelas ventas. Às 23h, mandou acordar os secretários das pastas questionadas pelo Governo. Reuniu-se com todos até ás 5h da manhã.

Proteção e direitos –
O deputado federal Luiz Couto (PT) promove nos dias 27 e 28 de maio o I Seminário Paraibano sobre Segurança Pública, Proteção de Direitos e Participação Social. A atividade será feita em parceria com as entidades paraibanas dos Direitos Humanos.

Sabido – Vereador por cinco mandatos, o presidente da Câmara de Cajazeiras, Marcos Barros entende as regras do jogo. Trocou ontem o PSDB pelo PSB do governador Ricardo.

Leitura –
Consistente pesquisa de Renato César Carneiro, intitulada “A Bagaceira Eleitoral” investiga a fundo a compra de votos, o poder da oratória e o populismo na Paraíba.

Ex-candidatos –
As figuras mais exaltadas na Assembléia que deflagrou a greve da UEPB eram Nelson Júnior (PSOL) e Lourdes Sarmento (PCO), não necessariamente nessa ordem.

Na mosca –
Na coluna do dia 22 do mês passado, o doutor Anésio Moreno, ex-diretor do TRE, previu sem titubear que o STF decidiria em favor dos suplentes das coligações.

Itapororoca –
O prefeito Erilson Rodrigues (PTB) volta amanhã, após cirurgia no nariz. Na cidade, os aliados dizem que ele vem com olfato mais apurado para sentir o cheiro da eleição.

Vidente –
Quando o vereador Fernando Milanez (PMDB) cantava a pedra da candidatura de Maranhão, todo mundo pensava que era só implicância com Manoel Júnior…

Acredite se… –
Imagine uma praia bem no centro de Campina. Loucura? Não! A Rainha da Borborema entrou na briga para sediar Circuito de Vôlei de Areia este ano no Parque do Povo.

Censo 2010 –
Em uma década, 40 mil paraibanos trocaram a zona rural em busca da vida nova na cidade. Um índice que obriga o Governo a repensar as políticas de agricultura.

Analfabetismo –
Se em 2000 éramos formados por 29% de analfabetos, dez anos depois diminuímos este índice para 22%. Ainda é muito alto, mas pelo menos avançamos consideravelmente.

Piadinha machista –
Em 1.872, havia mais homens do que mulheres. Em 2010, as mulheres superam largamente o sexo masculino. E ainda tem gente dizendo que a vida não melhorou…

PINGO QUENTE – “Vou convidar Cássio e Ronaldo para um jantar”. Do deputado Trócolli Júnior (PMDB), doido pra saborear salada verde-vermelha com suco de girassol despetalado.


Leia Também