João Pessoa, 14 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Sucessão em João Pessoa, o prato do dia

Comentários: 0
publicado em 14/04/2015 às 15h17

Se não está na rua, nos bastidores partidários o debate da sucessão municipal em João Pessoa já está posto. Interessados na disputa se assanham e ensaiam os primeiros movimentos. Da parte da oposição, os sinais ficam nítidos com o fim da trégua contra a gestão petista, as pesquisas de consumo interno sendo avaliadas e as conversas entre partidos interessados no processo.

Os deputados Manoel Júnior e Wilson Filho não me deixam mentir. De uns tempos pra cá, como diria o poeta Chico César, sempre que podem, cuidam de desconstruir a gestão do prefeito Luciano Cartaxo. Um comportamento bem típico de pretendente ao cobiçado cargo.

O vereador Raoni Mendes engrossa o arsenal de ataques contra a administração e já começa a incomodar por pautar debates indigestos à gestão na Câmara. Da parte do PSB, apesar da aliança, o secretário João Azevedo e a deputada Estela Bezerra são guardados como trunfo e todos os dias ocupam espaços estratégicos de visibilidade.

Estela com as aparições freqüentes proporcionadas pelo trabalho na CCJ e João Azevedo por ser o responsável imediato pelas obras de grande porte na cidade, como o esperado Viaduto do Geisel e o adiantado Trevo das Mangabeiras, duas intervenções com indiscutível impacto no cotidiano da Capital.

O prefeito Luciano Cartaxo evita o tema. E está certo. A antecipação desse debate só é ruim pra ele, porque desvia foco das ações para o campo político e abre espaço para a exposição negativa da gestão por parte dos adversários. Se publicamente foge, na prática se mexe para atrair partidos, fortalecer sua base e não ser pego de calças curtas com eventual oficialização do rompimento socialista.

De um jeito ou de outro, no público ou no privado, os interessados na sucessão da poderosa Prefeitura de João Pessoa não vão esperar o calendário eleitoral. Para estes, 2016 é agora.

Fogo…

Na sexta-feira, o deputado Manoel Júnior (PMDB), eleitor de Cartaxo no segundo turno de 2012, cutucou a gestão do prefeito. “É muito fraca”, atacou o peemedebista.

 

…Cruzado

Ontem, Luciano Cartaxo deu o troco ao pretenso adversário da reeleição. “Enquanto ele está em campanha, eu estou entregando obra. Isso é o maior sinal de incômodo”.

Made in Paraíba

É sediada em João Pessoa, no Jardim Luna, a Associação Nacional de Proteção e Defesa das Vítimas de Erros e Constrangimentos Médicos e Abusos de Planos de Saúde. Somente nos primeiros meses de 2015, a Associação já foi acionada por 20 pacientes autores de denúncias, revelou o presidente Iran Alves Soares.

Termômetro

Pelo número de mensagens recebidas de advogados de todas correntes, a Coluna de ontem atiçou o importante debate da sucessão na OAB Paraíba, em novembro.

Resgate

De Carlos Fábio Ismael, pré-candidato na OAB: “A OAB precisa voltar a se posicionar de forma altiva em questões de interesse social, sem amarras ou dependência”.

Desvinculação

Comentando a Coluna, o decano advogado Johnson Abrantes prega a “despolitização das atividades da OAB Paraíba para ser uma instituição alheia à política partidária”.

Entre a cruz e a…

A julgar pelo conteúdo das mensagens recebidas, um dilema balança a OAB. De um lado, há os que torcem pela ressurreição daquela instituição das grandes causas.

…Espada

Porém, diretores atuais focam a atuação corporativa como prioridade. Com um argumento: resgatar o viés social implica em renúncia. Quem estaria à disposição?

Resposta

No seu programa semanal de rádio, ontem, o governador Ricardo Coutinho, acusado de omissão pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, respondeu as insinuações.

Bateu…

“Esse Estado não pode ser desacatado de uma forma tão primária como foi semana passada. Não aceitamos isso. Eduardo Cunha deve um pedido de desculpas à Paraíba”.

…Levou

Não é possível você chegar – como se diz no popular – na casa dos outros e embarcar em qualquer conversa. A Paraíba não é terra de ninguém”, arrematou Ricardo.

Opinião pessoal

Líder do governo, Hervázio Bezerra (PSB) é favorável à movediça aliança da sua sigla com o PT, em João Pessoa. “Mas eu acompanharei a decisão do partido”, emenda.

Mais um

Paquerando com o PSD, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) tem novo encontro hoje com Gilberto Kassab. Vai levar o plano de mobilidade ao Ministério das Cidades.

PINGO QUENTE

“É só pra inglês ver”.

Do ex-vereador e especialista em Tecnologia da Informação, Severino Paiva, sobre a auditoria de 40 urnas da Paraíba, autorizada pelo TSE.

Reprodução Jornal Correio da Paraíba

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas