João Pessoa, 24 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Walter Ulysses é chef formado no Curso de Gastronomia no antigo Lynaldo Cavalcante em (João Pessoa) e tem Especialização e Mestrado na Le Scuole di Cucina di Madrid. Já atuou em restaurantes de diversos países do mundo, a exemplo da Espanha, Itália e Holanda. Foi apresentador de programas gastronômicos em emissoras de TV e rádio locais e hoje atua como chef executivo na parte de consultorias.

Influência Africana na culinária brasileira 

Comentários: 0
publicado em 24/03/2015 às 19h14

Os africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de uma vasta sabedoria na culinária. Alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes na influência da culinária brasileira, o azeite de dendê, é sem dúvida uma das maiores contribuições para a comida brasileira. Indispensável em inúmeros pratos típicos do Brasil tanto diretamente, como ingrediente, como indiretamente na confecção deles.

Pratos tipicamente brasileiros como a feijoada – fruto da adaptação do negro às condições adversas da escravidão -, que com sobras de carnes juntamente com a sabedoria da culinária africana, já que vários foram os povos africanos que foram trazidos ao Brasil, daí vários conhecimentos culinários adaptaram-se aquela situação resultando num dos pratos típicos mais apreciados em todo o País. Na culinária africana não podemos deixar de mencionar a utilização de frutos do mar, como parte da alimentação.

A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso. Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.

A alimentação diária, feita em três refeições, envolve o consumo de café-com-leitepãofrutasbolos e doces, no café da manhã, feijão com arroz no almoço, refeição básica do brasileiro, aos quais sãosomados, por vezes, o macarrão, a carne, a saladae a batata e, no jantarsopas e também as várias comidas regionais.

As bebidas destiladas foram trazidas pelos portugueses ou, como a cachaça, fabricadas na terra. O vinho é também muito consumido, por vezes somado à água e açúcar, na conhecida sangria. A cerveja por sua vez começou a ser consumida em fins do século XVIII e é hoje uma das bebidas alcoólicas mais comuns.

Em nossas próximas colunas vamos falar de várias culinárias pelo mundo! Aí está um dos nossos grandes influentes na gastronomia: os africanos.

Aproveita, cria e bom apetite.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também